Esmalte decantou. E agora?

9 May

Vamos desmistificar as perguntas mais freqüentes sobre esmalte decantado. Muitas leitoras relatam isso nos comentários aqui no blog, no flickr do MF e no twitter.

Na loja o esmalte está lindo e divo, você compra e daqui há alguns meses quando vai usar, ele está esbranquiçado ou os as cores separadas. Isso acontece porque o esmalte é uma suspensão química e não uma solução.

.

Voltando para os tempos de escola:

Solução – pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho cru e ao microscópio), por ser impossível de separar o disperso do dispersante por processos físicos.

Suspensão – é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Uma mistura é dita heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis. No caso do esmalte, os pigmentos não se diluem na base, apenas se misturam.

.

.

Agora, por que teu esmalte decanta?

Porque os pigmentos não tem a mesma densidade e nem massa e a nossa querida lei da gravidade separa os pigmentos do nosso esmalte. Normalemente, os esmaltes que tem uma melhor cobertura acabam separando, porque é necessário que levem pigmento branco (que é o mais pesado de todos).

.

Posso usar meu esmalte decantado?

Desde que ele esteja no prazo de validade, sim! A cor do esmalte permanece inalterada, o que acontece é que um pigmento é mais denso que o outro e ele se separou, porque o esmalte ficou parado durante alguns meses esperando você tirar da fila e usar o bendito \o/ Só você dar uma chacoalhada e pronto.

.

Camies, mas isso só acontece com os meus esmaltes nacionais!

Isso não acontece só com os esmaltes brazucas. Comprei dois craquelados da China Glaze em fevereiro, nunca usei e olha só como eles estão:

.

.

Nem a OPI escapa, meninas. Qualquer esmalte pode decantar, não é exclusividade só de esmalte nacional ou de uma marca em específico.

.

Susi Says Feng Shui

.

.

Então, se o seu esmalte decantou ou teve os pigmentos separados devido a tudo que foi explicado aqui, só você chacoalhar o esmalte e usar. O que o Mão Feita não recomenda é usar esmalte vencido.

Esse post não seria possível sem a wikipedia linda e a dondoca Keks, que está virando uma verdadeira pesquisadora tratando-se de esmaltes.

 

P.S. da Keks: Nem esmalte de luxo escapa a esse destino se for daqueles que tem cobertura porreta, olha o meu Waking Up in Vegas, da Deborah Lippmann.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

97 Comentários to “Esmalte decantou. E agora?”

  1. Danubia May 10, 2011 at 11:11 pm #

    os meus da avon tb estao assim, mas uso normal, a cor continua linda.

    [Reply]

  2. Alessandra May 11, 2011 at 2:06 pm #

    comigo os da avom tbm fazeem isso, ponho um pouco de acetona dentro e uso

    [Reply]

  3. Eva May 11, 2011 at 4:37 pm #

    aaaaaaaaaaa bom,,,, agora entendi pq eles ficam assim….
    nosss eu nem imaginava mesmo meninas….
    obrigada..
    vou comprar uns parafusinhos de inox pra colocar lá dentro e agitar…. mais fácil né? rsrs
    bjosss

    [Reply]

  4. Luciana Oliveira May 11, 2011 at 8:55 pm #

    Bom, acho que a melhor solução então é que pelo menos todos viessem com aquela bolinha dentro, pra ajudar a misturar os esmaltches!!! A maioria dos importados vem com a bolinha dentro, que facilita muuuuuito, né?

    [Reply]

  5. Rachel May 11, 2011 at 10:04 pm #

    Eu coloco um parafuzinho inox dentro, dai fica mais fácil de misturar antes de esmaltar.

    [Reply]

  6. Camila Barbachã May 12, 2011 at 11:14 pm #

    Oi meninas, muito bom o post sobre decantamento de esmaltes, eu costumo por uma ou duas pequenas esferas de chumbo dentro dos vidrinho dos meus esmaltes que decantam pra facilitar a mistura antes de usar. Quebra o maior galho em segundos sacudindo o vidrinho a cor volta ao normal.

    bjão

    [Reply]

  7. Andreza May 13, 2011 at 10:45 pm #

    Meninas, um pequeno erro químico na descrição de solução: é possível sim separar os componentes de uma solução (mistura homogênea) por processos físicos. Por exemplo, água e álcool, dá para fazer uma destilação e separar. As misturas homogêneas e heterogêneas podem ser separadas, a diferença é que a decantação só ocorre nas heterogêneas (esmaltes, por exemplo). Agora não pode colocar esfera de chumbo dentro para misturar, faz mal à saúde! Eu dou uma agitadinha mesmo…srsrs Bjus

    [Reply]

    dinndi Reply:

    porque as bolinhas de chumbo fazem mal dentro dos esmaltes????

    [Reply]

  8. Renata May 14, 2011 at 2:35 pm #

    “… A cor do esmalte permanece inalterada, o que acontece é que um pigmento é mais denso que o outro e ele se separou…”

    Tenho que discordar, meninas.. A maioria dos meus Hits decantaram e uns continuaram com uma cor usável, mas o Manacá e o Gelatina, perderam suas cores lindas e ficaram um rosinha boring :/

    Acho que não foi só comigo que isso aconteceu, né?

    :*´s

    [Reply]

    Mica Reply:

    Comigo também aconteceu de nunca mais voltar a cor, não tem como misturar direito e em alguns casos o que acontece é que a cor fica diferente mesmo,

    deveria ter volinhas em todos, demorou pra ter isso nos nacionais

    [Reply]

  9. bela May 16, 2011 at 10:40 pm #

    o meu Manaca da HITS virou rosa de um dia pro outro literalmente, eu ia saber a unha num sabado peguei ele e ele tava aquele roxo lindo, no domingo que fui mesmo fazer a unha quando peguei tava rosa, fiquei com muuita raiva :/

    [Reply]

  10. bela May 16, 2011 at 10:40 pm #

    fazer*

    [Reply]

  11. Roberta Dobrowoski May 17, 2011 at 2:41 am #

    Oi Cami! Bah eu tenho uns esmaltes esbranquiçados, principalmente da Panvel! Super interessante o post! Parabéns!Beijos, Roberta

    http://www.pautasdamoda.blogspot.com
    http://www.twitter.com/pautasdamoda

    [Reply]

  12. Carolinne Schlickmann June 16, 2011 at 1:57 pm #

    Então, acho q isso acontece com maior frequência c os emaltes da AVON e isso p mim, reflete a baixa qualidade e, ao contrário do q alguns disseram, eles não voltaram ao normal chacoalhando e a cor e textura ficaram alteradas sim-Ficou mais difícil de pintar a unha com eles.

    [Reply]

  13. Ildete Pereira July 15, 2011 at 7:24 pm #

    Arrasô!! Acabou com minhas dúvidas!!

    [Reply]

Deixe um comentário