Criança com esmalte de adulto, pode Arnaldo?

8 Mar

Conheço a Stella fazem muitos anos por essa blogosfera maluca onde todo mundo acaba se esbarrando mais cedo ou mais tarde.
Com um texto intenso e cheio de questionamentos existenciais que a maioria finge não existir para “viver melhor”, Stella foi me ganhando a cada dia. Apesar de nós duas não termos mais blogs pessoais, o contato, o respeito e a admiração permanecem até hoje.

A vida nos lvou para rumos onde nunca imaginávamos naquela época e eu vi a Stella virar mulher e virar mãe de uma menina linda e …. esmaltólatra.

Como assim?

Isso mesmo! Luninha vivia aparecendo nas timelines da vida com a unha feita enfeitando seu ar de rainha do mundo.

Curiosa como sou fui conversar com a mãe dessa princesa para saber como aconteceu, como ela fazia, se o médico sabia, etc.

O depoimento a seguir pode ser polêmico, mas preste atenção que a Stella tem aval do médico para o que ela vai contar.

E aí? Esmalte de adulto em criança, pode?

“A Luna sempre foi muito espivetada, bem moleque MESMO! Porém, para minha sorte, sempre curtiu ser “princesa-bailarina”. Começou com os cremes hidratantes, que ela sempre adorou, até no porquinho da índia ela passou uma vez.

Daí veio maquiagem (ela passa rímel melhor que muita mulher feita por aí), pintar o cabelo de rosa que, segundo ela, é cabelo de princesa, e não poderia faltar as unhas.

QUando a Luna tinha uns dois anos, eu já fazia minhas unhas em casa mesmo. Um dia ela quis que eu pintasse a unha dela. Pensei eu “mas só tenho esmalte pink, vermelho, preto e marrom!” – acabei pintando de Glamour Pink e resolvi comprar um desses clarinhos pra ela. Ela ficou toda feliz com as unhas pintadas. Comprei um cintilante rosa clarinho e quando fui pintar a unha dela de novo, mostrei o esmalte rosinha e ela (com seus dois anos!) falou “eu quero igual o seu!” – eu estava usando o vermelho.

Luna sempre teve uma opinião formada sobre o que ela quer e depois de muitos esmaltes a mais na minha coleção, posso dizer que ela já usou mais esmaltes do que eu.

E, não adianta empurrar esmalte clarinho não! Ela gosta de cores que chamam a atenção!

Ela quem escolhe as cores, as combinações (a la Raema), adesivos pra decorar e ainda solta umas tipo “mãe, tá faltando a cola, senão o esmalte sai!” – a cola é a base..

Tá! aí vc diz “Mas Stella, vc é louca????? Ela tinha DOIS anos qdo vc começou a pintar as unhas dela!!!! E com esmalte NORMAL!!“.

Pois bem, eu me defendo: dizem que o maior “perigo” de uma criança usar esmalte é por conta de roer unha. Luna só roe unha se ficar sem esmalte! Mas sempre fiquei de olho pra ver se não dava nenhum tipo de reação nela e, até hoje, ainda fico de olho.

Na verdade porquê você deu a dica, questionei a pediatra dos malefícios dessa “vaidade precoce”. A pediatra da Luna é super moderninha (talvez muito controversa para muitos), e acha super importante deixar E estimular a vaidade da criança, e disse que SIM, eu posso usar os emaltes de “gente grande” nela.

Lógico que tem que testar, ver se não dá alergia nem nada. E, claro, é sempre bom ouvir a opinião do próprio pediatra/dermatologista de cada criança. Aquele lance de cada organismo reagir de um modo diferente.

Tirando algumas das dúvidas q você me passou, a pediatra falou que as substâncias que tem no esmalte que pode fazer mal para a criança, também pode fazer mal para gente.

Então, se fizer mal para ela hoje, poderá fazer daqui 15 anos também. Meio que acabei descobrindo cedo que, pelo menos por enquanto, o esmalte não causa mal nenhum pra ela.

Tirar cutículas – JAMAIS! – é desnecessário.

Sobre os pigmentos: bom.. ela não respondeu… só falou que é importante incentivar a criança a se cuidar, desenvolver uma vaidade boa. Disse que eu posso, e devo, comprar coisas específicas para criança, pois ela vai ter a idéia de que é só dela e só ela pode usar e vai gostar disso, mas o que realmente vai inspirar ela é poder usar o que é meu. Aquele lance da criança se espelhar no pai ou na mãe, sabe?

A pediatra disse que tudo tem que ter limite para criança. Além da saúde, os pais tem que lembrar da imagem que a criança passa. Tem que ensinar sobre exageros, sempre lembrando que os cosméticos são para ressaltar a beleza.

Mas Luna é peruinha e gosta de um brilho, um glitter, um fluor.

Mas, pra finalizar sobre o que realmente interessa em relação as crianças, minha opinião em relação a toda polêmica que fazem é que não consigo entender muito o drama já que, analisando, todo o mal que tudo isso pode fazer para a criança, também pode fazer para o adulto e, no final das contas, todo mundo tem que ter isso em mente. Que não só com a criança tem que ter cautela, mas com a gente também. E as empresas de cosméticos tem que se dar conta de que cada dia mais os consumidores estão pedindo por produtos livres de qualquer substância alergênica que não é só mais aquela “meia duzia” q tem alergia.

Então espero q tenha ajudado a esclarecer algumas coisas. Foi muito o que eu penso e o que a pediatra da Luna pensa. Muita gente não concorda com a nossa opinião e acha mesmo um absurdo, mas isso é em relação a tudo, sempre tem quem apoia e quem vai contra.”

E vocês lembram dessa foto?

Essa é a pequena Ira, com a idade de Luna, usando esmalte vermelho!

Eu agradeço muito a Stella por ter tido a coragem de dar a cara a tapa numa declaração dessas e por autorizar o uso da imagem da Luna aqui nesse post do Mão Feita. Aproveito para dizer que sou sua fã!

A pediatra da Luna autoriza, alguns dizem que não. E você o que acha disso tudo? Deixe sua opinião nos comentários com todo o respeito, carinho e educação do mundo que eu sei que vocês tem.
:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

147 Comentários to “Criança com esmalte de adulto, pode Arnaldo?”

  1. Lara March 9, 2011 at 7:17 pm #

    SEMPRE usei esmalte, desde uns 3 anos de idade. Minha sobrinha, aos 3, já usa também. Na verdade acho que isso de criança pode ou não pode é opinião dos pais e só deles. Claro que as pessoas que pensam que são as corretas do mundo sempre vão ter opiniões e apontar o dedo e julgar. Deixe que elas julguem.

    O que eu acho realmente errado e bizarro são aqueles concursos de crianças vestidas de mini-adultas com cabeças enormes de laque pra ganhar dinheiro com isso, como algumas mães nos EUA fazem. Transformam a criança no seu ganha pão, e algumas delas nem querem fazer isso. Também acharia errado uma mãe forçar a criança a usar batom e esmalte quando ela queria mesmo é jogar futebol na rua com os meninos. Errado é FORÇAR uma criança a fazer o que não quer, ou usá-la e explorá-la para ganhar dinheiro.

    Mas quando vem da criança, quando ela quer usar batom e esmalte, acredite, não é MESMO com conotação sexual, como disseram aí em cima. Não existe esse conceito de sexualidade na cabeça de uma criança, muito menos essa malícia. Só nas nossas, que perdemos a inocencia. Ela quer parecer com a mãe ou sua referencia adulta. Quer se achar bonita e sorrir para o espelho. Quer ter as unhass coloridas pra olhar e achar bonito.

    Pelo menos é o que eu acho.

    [Reply]

  2. Luísa March 9, 2011 at 9:03 pm #

    Pra mim, a besteira tá na cabeça de quem a vê. Criança é a coisa mais pura que tem, pra ela esmalte é só uma coisa colorida que ela passa na pontinha do dedo e fica parecendo princesa! Ela NÃO VAI sair rodando bolsinha aos 17 anos só porque aos 2 ou 3 usou esmalte vermelho. Esse tipo de influência vem de milhares de outras coisas, mas não de esmaltes, maquiagem ou roupas. É tudo uma questão de educar e fazer a criança entender que aquilo não a faz deixar de ser criança… Sou super a favor de a criança decidir se quer ou não usar esmalte!

    [Reply]

  3. Rapha March 9, 2011 at 9:42 pm #

    Eu sei que era pra comentar do lance esmalte-criança, mas eu preciso dizer que amo o nome Luna e que se um dia eu tiver uma filha menina, ela vai se chamar Luna sahushaushauhs *-*

    [Reply]

  4. Penélope March 9, 2011 at 10:53 pm #

    Minha filha tem 10 anos, ama esmaltes e eu adoro isso! Pinta desde os 6 anos, mais ou menos, quando começou a se interessar naturalmente. Tal qual a Luna, ela só não rói a unha quando está com esmalte, então eu incentivo. Ela já usou Nfu-oh holo, DS Original, TMI e Techno da China Glaze (favorito dela), e eu fico feliz porque é a única vaidade que ela tem. Nem brinco ela usa (ela detesta se enfeitar), mas adooora esmaltar! Deve ser culpa da genética! :P

    Lindaaaaaa a Luna!!! :))

    [Reply]

  5. Daiana Félix March 9, 2011 at 10:58 pm #

    Achei otimo esse post. Parabéns!!!!!!!!!!

    [Reply]

  6. May March 9, 2011 at 11:19 pm #

    Eu acho que as pessoas acharem isso absurdo,eh besteira.
    O absurdo tá na cabecinha delas.
    É claro que deve haver cuidados e precauções com a relação crianças-cosméticos,mas eu não vejo problema algum em crinças usarem essas coisas.Pelo contrário,concordo plenamente com a Stella e com a pediatra na idéia de que a criança tem que desenvolver sua vaidade.
    E só pra ressaltar: a Luna é liiiinda,uma princesinha mesmo *-*

    Bgs.
    http://naondadosesmaltes.blogspot.com

    [Reply]

  7. dayane* March 9, 2011 at 11:54 pm #

    eu apoio!!! axo q se for fazer mal vai far sendo grande ou pequeno! eu não tenho uma menininha p pintar as unhas dela. só tenho um menino, mas quero ter minha minininha p pintar as unhas dela e num é de clarinho não viu! mas por enquanto vou pintando as unhas da minha sobrinha de 2anos e meio de rosa pink e azul com esmalte de gente grande msm! axo horrivel esmalte de criança sair na agua era pra ficar que nem o nosso de gente grande.

    [Reply]

  8. lyla March 10, 2011 at 1:13 am #

    bom… assim, eu acho q na criança nao faz bem pq o corpo delas nao é que nem o nosso, e nao é tão resistente… mas sei la, vai saber… eh uma opinião minha

    [Reply]

  9. Rebeca March 10, 2011 at 10:07 am #

    Eu sou contra! Não acho bonito uma criança utilizando esmaltes escuros, acho que não combina. Prefiro aqueles infantis que saem com agua e sabão.

    [Reply]

  10. Ariadne March 10, 2011 at 1:13 pm #

    Minha filha tem 02 anos de idade, e como a Luna também adora pintar as unhas! Também tenho receio ao passar esmalte de adulto nela, porém como sou sortuda e moro em Belém do Pará, local da fábrica da Ludurana, comprei uns Luduranas que são de exclusivo uso dela pois eles saõ hipoalergênicos, além de alguns Impalas Kids!
    Concordo em gênero número e grau com a pediatra da Luna, pois nossos filhos tem que serem estimulados desde cedo a ter cuidados pessoais. Com o fato de pintar as unhas minhas filha parou de fazer birra toda vez em que eu anuncio que vou cortar as unhas dela!
    E outra, é tão gostoso ver que nossos filhos partilham do mesmo gostos que nós! Assim eles viram nossos companheiros e cúmplises!

    [Reply]

  11. Letícia March 10, 2011 at 5:36 pm #

    Amei o post!! A Luna e linda! Eu acho ótimo que a criança se espelhe na mãe dela, que ela goste de se cuidar! Nada a ver dizer que ela vai ficar sexy porque pinta as unhas e passa batom! Toda menina adora se enfeitar pra se ver bonita como mãe, e pra ela isso não passa de uma mera brincadeira de princesa! Se fosse minha filha eu também iria deixar, não todos os dias claro, mas uma ou duas vezes por semana não vejo problema nenhum, muito menos com a autorização da pediatra! Mas eu optaria por esmaltes hipo porque são menos nocivos. Beijos flores!

    [Reply]

  12. March 10, 2011 at 5:44 pm #

    Oi Meninas, acho muito lindo pequenas que se cuida, e não sou contra…
    Mas aho que vale a pena se prevenir e usar produtos que não contenham coisas que causem as “terriveis” alergias, que só nós que somos, sabemos que não é nada agradavel gostar de uma coisa e não poder usar…
    Hoje no mercado tem muitos produtos que não causam alergia, então fica ai a dica, mantenha os cuidados com a beleza com produtos que não causem alergias…
    Bjuuus

    [Reply]

  13. Rayssa G. March 10, 2011 at 10:59 pm #

    Minha prima tem dois anos e anda por ai de unha pintadinha e decoradinha, e não faz mal nenhum pra ela, quando eu chego na casa dela e estou com um esmalte chamativo ela vai correndo ver minhas unhas e mostrar pra mãe dela, acho que vai do organismo de cada um mesmo

    [Reply]

  14. larisa sulek March 11, 2011 at 12:17 am #

    Eu sou esmaltaholic e minha filha me ve pintando desde sempre tb.com 2 anos tb por ae ela começou a pedir e fui atras de esmalte especifico pra criança.na primeira e na segunda vez eu achei.mas depois disso o negocio sumiuu e n acho em farmacia e nem em loja de cosmeticos, ja procurei em umas 15…sem brincadeira.entao ela queria mais e eu não tinha, apartir dae comecei a deixa ela pinta com esmalte de gente grande, é mais dificil tb por causa da lambança q faz, pq a minha n deixa eu pinta a unha dela, o de criança com agua e sabão sai facil facil.agora o de adulto nao, mais ensinei ela a usar cores fofinhas, ou esses verdes etc..nunca deixo ela usa vermelho ou cores escuras..

    [Reply]

  15. Simone March 11, 2011 at 5:09 am #

    Oi, tenho um menino de 3 anos e na escolinha dele as meninas, todas pintam as unhas…e não é de rosinha não, é vermelho, roxo, verde, azul, coral…acho muito fofo observar as miniaturas de mulher falando não só de bonecas mas acredite de esmaltes…!bjs

    [Reply]

  16. Luiza Veríssimo March 11, 2011 at 11:33 am #

    Eu uso na minha filha de 5 anos,desde antes dos 3. Até hj não fez nenhum mal,e acredito que não fará…Toda semana nós duas fazemos as unhas,e ela tbm não quer cores clarinha,sempre quer um que chame atenção,e quase sempre em nuances de rosa ou lilás,como Barbie ou princesinha,diz ela.Tenho outra filha de 10 meses e não vejo a hora de termos mais uma ‘companheira’ de esmaltices,rsr^^. Acredito que o importante desde cedo é a criança aprender a se cuidar,e nada melhor do que começar pela aparência. bjoO

    [Reply]

  17. Paula Caldas March 12, 2011 at 2:16 pm #

    Minha mãe adorava pintar minhas unhas quando eu era pequena! Desde que me entendo como gente tinha as unhas pintadas com esmaltes de todas as cores possíveis. Hoje tenho 30 e uma baita alergia de contato e não posso mais usar os esmaltes “normais” porque tive muita exposição aos componentes alergênicos e acabei desenvolvendo uma alergia super séria. Descobri com 17 anos a alergia e na época não havia esmaltes hipoalergênicos acessíveis no mercado.
    Por isso, hoje, sou super a favor da vaidade infantil, mas acho que também precisa ter preocupação com a saúde. Se foi comprovado que o tolueno e o formaldeído é cancerígeno, imagina isso em contato frequente com o corpinho da criança? A pediatra não é alergista e, provavelmente não deve ser expert em alergias pra achar normal usar qualquer produto em peles tão sensíveis quanto a de uma criança.
    Acho que a mãe da Luna está super certa em incentivar a vaidade dela, afinal qual criança não curte cores, tintas? Mas precisa rever a formulação que anda usando nessa pequena bonequinha, já que (pra sorte da Luna!)hoje em dia tem uma infinidade de esmaltes livres desses componentes alergênicos.
    Muitas beijocas pras dondocas, pra mãe da Luna e pra essa pequena dondoca linda!

    [Reply]

  18. Monique Brito March 13, 2011 at 1:09 am #

    Tenho uma filha de 3 anos e devido a essa onda de blogs q mostram tudo de bom pra gente eu sou fã de esmalte e de make. A febre dos esmaltes começou a +ou- 1 ano. Ela via eu pintar as unhas em casa e queria pintar tb, no começo me segurei, falava q não q criança não podia, mas a insistência foi tão grande q tive q ceder. Mas ela só tinha dois anos e o pior chupa dedo e aí??? O q fiz foi conversar com ela q ela teria q chupar dedo, então eu pintei as unhas dela, porém qd chegou a noite o choro foi certo, ela queria chupar o dedo mas sabia q não podia pois estava com esmalte. Agora eu deixo os dois dedos q ela chupa sem pintar, sim 2, ela chupa dois dedos de vez. Agora não vejo muito problema em pintar as unhas da minha filha, só q como ela tem 3 anos só pinto de rosa clarinho. Mas claro já teve caso de eu estar usando verde e ela quis tb, e eu pintei, quis amarelo tb, eu pintei. Só não pinto de vermelho nem preto ou cores muito fortes.
    Resumindo, eu percebendo q a coisa não faz mal a minha filha eu uso sim nela. Ela ama gloss, tem muitos q eu compro só para ela. Fazer o q?? é a vaidade… está se espelhando na mãe.

    [Reply]

  19. Sara Hackbart March 14, 2011 at 11:15 pm #

    Eu super apóio a idéia! Bebês usam desde muito cedo produtos que podem causar alergias (pomadas, lenõs umedecidos, até fralda!). E como o esmalte não causa nenhuma reação na Luma, acho perfeitamente aceitável.
    Afinal, são cores nas unhas, não tem nada de sensual ou provocante nisso, por favor. Errado é você permitir que seu filho faça sua própria escolha em relação a algo nocivo.
    Agora, esmalte? Deixa ela aproveitar!

    Beijo!

    [Reply]

  20. Thaise March 15, 2011 at 11:31 am #

    Tnho uma priminha de uns tres anos de idade e ela usa esmaltes coloridos (vermelho, rosa, azul, gliter gliter gliter) elam também é super perua, passa maquiagem pra sair e tudo, e todo mndo apoia!! Nunca vi ninguem ir contra, também não tem nem porque!? Adoro e acho lindo crianças com esmalte!! Fica tão bonitinho!!

    [Reply]

  21. Fernanda Fucci March 17, 2011 at 5:38 pm #

    Bom… é mesmo um assunto super polemico, eu pessoalmente nao tenho nada contra, sou contra o exagero mas em qualquer idade, sou futura pedagoga e mae, e nao tenho problemas com isso, minha filha Sara tem 4 anos e usa os meus esmaltes tambem, ela adooora um roxo e esmalte clarinho com ela não tem vez.. as vezes ela usa os lançamentos antes de mim… hehehehe
    É isso meninas… e ahhh q linda a Luna hein??? puro charme… hehehehhe

    beijos =***

    [Reply]

  22. Pri. Campos March 29, 2011 at 3:34 pm #

    Eu sempre usei e super Apoio a idéia sim eu já usAva aos 3 e agora aos 26 quero ser Mae e darei muito Apoio a vAidade da minha filhota !!!

    [Reply]

  23. Laís Almeida April 4, 2011 at 7:57 pm #

    Minha filha hoje com 3 anos e 09 meses, pinta as unhas semanalmente desde seu aniversário de 01 ano, isso com a autorização de sua pediatra. Acho maravilhoso ela gostar de se cuidar, não só de pintar as unhas, mas também de usar hidratante, fazer um penteado diferente para ir pra creche, enquanto eu tenho preguiça de fazer as unhas. Ela é um exemplo para mim e está me ajudando a melhorar.

    [Reply]

  24. Ana May 14, 2011 at 4:08 pm #

    Ah, não vou ler 146 comentários, mas o que digo é que não posso condenar MUITO criança de esmalte, porque eu mesma adoro pintar as unhas de cores berrantes (tive a primeira coleção de neons da Impala, nos anos 90, e era tão criança que nem sei dizer de QUANDO ela é) desde que me entendo por gente, e até entrei em crise existencial na adolescência porque, assim, esmalte verde fluor com 16 anos num combinava, né.

    O X da questão, ao meu ver, é justamente esse: esmalte pra mim era brinquedo, não um produto de beleza. Eu não sei quais são os argumentos da pediatra pra justificar ser até importante despertar a vaidade na criança, mas EU, ANA, acho que vaidades e cosméticos e preocupação com estar bonita e criança são duas coisas que não combinam, nunca combinarão. Provavelmente não é o caso da Luna (que é uma fofa, diga-se de passagem), porque a mãe diz que ela sempre foi “um moleque”, mas o que NUM PODE MESMO é a criança passar a se comportar como gente grande enquanto devia mesmo era estar deixando as unhas e as roupas imprestáveis de tanto brincar. Por isso acho controverso. Já nem concordo muito com menina brincar de ser adulta, porque o universo da mulher começa a ser completamente distorcido na cabeça das pequenas desde muito cedo, mas né. É diferente uma criança que BRINCA DE GENTE GRANDE de uma criança que DEIXA DE BRINCAR PRA SER “GENTE GRANDE”.

    Enfim, hahahaha, falei, falei, falei…
    Dum modo geral, eu não condeno o uso de esmalte pelas pequenas – até porque é só usar esmalte, nada de deixar a unha grande ou tirar as cutículas. Só acho que tem que ter MUITO CUIDADO no jeito de isso ser conduzido. Criar adulto miniatura é que num pode.

    [Reply]

Deixe um comentário