A verdade sobre a relação Marcas e Blogs
30 Aug
Oi meninas, como estão?
.
Esse post sai um pouco do propósito esmaltes, mas acreditamos ser importantíssimo devido aos últimos acontecimentos.
.
Eu não sou a melhor pessoa para falar da glamourização do blogueiro, que muitas vezes, são vistos como celebridades, dão autógrafos, tiram fotos, tem sua legião de fãs e seguidores, até mesmo porquê não sou daquelas que costuma entender esse tipo de relação com celebridades de verdade. Óbvio que tenho pessoas que admiro e que mal consigo dar um OI (como é o caso de um fotógrafo que trabalha aqui na redação que deve achar que sou muda), mas eu acho tudo muito exagero. Sou tímida, odeio dar entrevista, tirar foto, fico vermelha e tenho vontade de sair correndo com elogios, mas essa sou eu. Acho que tem gente que curte e acho que as pessoas tem que ser felizes. Tem mais é que aproveitar mesmo.
.
Todo esse hype em torno dos blogueiros (principalmente os que tratam de assuntos como moda e beleza) tem atraído uma legião de meninas interessadas em produzir conteúdo de moda não só por gostar do assunto. O Mão Feita foi o primeiro blog de esmaltes do Brasil, acompanhamos o surgimentos dos blogs de esmaltes e vibramos com cada conquista desses blogs. Em momento algum estaremos aqui colocando água no chope de vocês, até mesmo porquê todo blog bacana começou do nada e o que queremos é cada vez mais blogs bacanas.
.
Mas é fato que no meio de blogs bacanas aparecem blogs vazios e que estão nessa pelo brinde.
.
Isso não é recente, mas o que motivou o Mão Feita a falar do assunto foi o que tem acontecido na Beauty Fair.
.
Logo no primeiro dia chegou a notícia de que teve menina se passando por blogueira da Aliança do Esmalte. Dei um piti no meu Twitter pessoal porquê só nós sabemos o quanto deu trabalho a Aliança, mas tudo bem. O problema maior é o que estão fazendo com a imagem das blogueiras.
.
Gente, vocês estão fantasiando a blogueira de moda. Essa pessoa que vocês tanto aspiram ser, não existe.
.
Não posso falar pelos outros blogs, mas posso falar pelo Mão Feita:
.
- Se vocês acham que vivemos do blog, estão muito enganadas. Todas nós temos nossos empregos (no meu caso, tenho DOIS) e o que se tira de publicidade no blog paga, apenas, os custos do domínio/servidor.
.
- Se vocês acham que ganhamos TU-DO que mostramos aqui, estão muito enganadas. Cerca de 15%, apenas, do que mostramos aqui recebemos das marcas. Muito pelo contrário, torramos uma grana forte com produtos que até não curtimos para mostrar para vocês por aqui. Mesmo não nos sentindo obrigadas a comprar o que vocês querem ver, tentamos fazer uma força quando podemos.
.
- Nem todas ganham produtinhos no blog. Muitas vezes apenas uma de nós ganhamos para resenha. E para nós está ÓTIMO.
.
- Achamos que as marcas não tem obrigação NENHUMA de mandar amostras pro Mão Feita, mas ficamos felizes quando acontece não pelo brinde, mas pelo reconhecimento do trabalho que fazemos e por poder mostrar, para vocês, o que tanto queríamos ver/saber.
.
- Nós NUNCA pedimos NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, para fins pessoais para marca nenhuma. Todos os pedidos que fizemos ao longo desses dois anos foram EXCLUSIVAMENTE para vocês, porquê queremos, sempre que possível, que vocês tenham acesso aquilo que temos também.
.
- Com isso conquistamos uma relação de confiança com as marcas. Não pense que foi da noite pro dia. Levamos muita porta na cara, mas mostrando a seriedade do trabalho, O MF cresce e leva junto quem pensar parecido, quem estiver disposto a fazer algo bacana.
.
- O Mão Feita dá trabalho e vocês não tem idéia do que é administrar um blog desse tamanho. Então se você quer ter um blog de moda, entenda que não é só receber brindes.
.
- O Mão Feita tem toda uma idelogia por trás. Pensamos e conversamos muito não só sobre esmaltes, mas sobre ser blogueiro, sobre relevância, conteúdo diversificado, ética, se estamos no caminho certo, se estamos prejudicando alguém. Isso aqui não é raso, minha gente.
.
Acredito que vários blogs bacanas acabam seguindo, mais ou menos, a mesma linha. E assim como o Trendy Twins estamos APAVORADAS com o que aconteceu nesses dois dias de Beauty Fair. Soubemos que teve até menina sendo colocada para fora do stand de uma marca famosa porquê ficou nervosa quando foi informada que não ganharia brinde. Vimos (isso mesmo! nós VIMOS) pessoas levando “acidentalmente” esmaltes expostos de alguns stands. Fora o que já está se tornando comum que são as blogueiras chegando e pedindo o brinde “que é seu de direito” sem nem antes dar um “Bom dia”. Gente, que brinde? Que direito?
.
Além da falta enorme de educação, está faltando, também, BOM SENSO e responsabilidade. Quando essas coisas acontecem, vocês não estão queimando só o filme de vocês, estão queimando o filme de uma penca de blogs que fazem, há bastante tempo, essa construção que permitem que, vocês hoje, cheguem na Beauty Fair como blogueira e consigam informações que um cidadão comum não conseguiria. Que permitem que blogueiras sentem na primeira fila do Fashion Rio, ou entrevistem candidatos em debates promovidos online.
.
E por conta de um vidrinho de 2 reais vocês estão colocando 10 anos de trabalho construído por blogueiros de diversos universos a perder.
.
Aqui, a Vivi relatou: “E mais. Na Hair Brasil ouvi pessoalmente, da boca de uma assessora, a afirmação mais revoltante desde que blogueira sou: ‘Nós estamos com o pé atrás com essa história de blogs, porque a maioria só quer brinde.’”
.
Na Hair Brasil Camies fez um apelo fofo para as marcas darem mais atenção aos blogs. Coincidência ou não, a Beauty Fair está de braços abertos para nós blogueiros. Não estraguem isso! Repensem seus blogs e não fechem as portas que suamos dia a dia para abrir.
.
E para as assessorias das marcas, fica o exemplo da Speciallitá que conhecia cada blogueira por nome, sabia dos últimos posts, entrevistas e opinião de cada blog e evitou todo esse “fusuê”. Mais uma vez citando a Vivi, façam a lição de casa SEM PREGUIÇA.
.
Beijos com amor,
Mão Feita
.
Editado:
Queria agradecer demais a todos que comentaram pelo twitter, por DM, por aqui esse post super polêmico. Aqueles que se inspiraram e comentaram também a respeito em seus blogs, linkaram como referência ou retwittaram.
E queria agradecer especialmente a Big Universo, Speciallitá, Perfumaria Sacks, Perfumaria Sumirê, Beauty’in e Salão Bardot que super apoiaram nossa opinião e trouxeram a visão de quem está do lado de lá, mesmo estando super atarefados com o evento que ainda acontece e tiraram um tempinho para ler nosso blog.
[bonner]Vocês são show!![/bonner]
Linke-nos:
Se você gostou desse post, espalhe ele por aí!
Copie o código abaixo e cole no seu site (Ctrl+C para copiar).
Vai ficar assim: A verdade sobre a relação Marcas e Blogs

Aqui é a verdadeira conversa de salão. Um blog para reunir 5 meninas com um único objetivo: falar sobre esmaltes e unhas. Pura e simplesmente! 













Oportunista se passando por veículos para conseguir produtos/serviços? Normal né gente, não vamos ser ingênuas.
Como assessora de impressa há 5 anos, cansei de ver gente falando que é jornalista/contribuidor do jornal x, da tv Y ou assessor de fulano de tal ou da marca W. Como blog não é feito necessariamente por jornalistas, vai de cada empresa decidir se quer contribuir ou não. E preservar o nome do blog é tarefa das autoras dele, afinal de contas, não é obrigação das assessorias saber nome/telefone/rg de cada blogueira pois temos que saber todos esses dados das mídias de massa (importantíssimas para a divulgação de produtos/serviços). Blogs estão cada vez maiores, mas estão longe de ser uma mídia relevante para o grande público (fora de SP, RJ e gdes centros). Sinto muito pelo ocorrido, mas me espanto com a inocência das autoras ao se deparar com esse tipo de infortúnio.
[Reply]
Keks Reply:
August 30th, 2010 at 10:34 pm
é lógico que nós não somos tolas e inocentes e sempre soubemos que essas coisas aconteciam. o que estamos falando aqui é que a situação está atingindo proporções que já ultrapassaram a fronteira do absurdo.
[Reply]
Ira Reply:
August 30th, 2010 at 10:42 pm
Oi Maria,
Com todo o respeito a profissional que você é, essa forma de pensar como assessora é um modelo antiquado. Como jornalista que já fez vez de assessora, acho que há uma acomodação na profissão e uma tendência a jogar a banana de dinamite sempre pro lado de lá.
Nossa cara está estampada no blog, em videos, em fotos. Se a marca não tem proximidade física com as blogueiras, é só consultar as imagens. Mas muitas das marcas já nos conhecem pessoalmente, tem as que conhecem até minha família. E o mínimo que se espera, também, é que os profissionais contratados por essas marcas leiam a respeito do produto que comercializa. Enfim.. é uma longa discussão para outra hora. Mas espero que tenha entendido que a inocência pode existir em achar que um dia pode mudar, mas não em achar que nunca aconteceria, como você quis dizer.
[Reply]
Renata Reply:
August 31st, 2010 at 1:13 am
Pôxa, mas a Maria é danada de antiquada, hein? Ela está subestimando, em plena revolução midiática, a força da internet, dos blogs e das mídias sociais?
Então, vai aqui um dado para a Maria começar a pensar: 87% dos internautas brasileiros usam mídias e redes sociais. Oi, Maria? Blog é mídia social!
Mas o que me espanta MESMO é que, não contente em desmerecer a força dos blogs – e ela acha que como proliferou a super moda por maquiagem e esmaltes – ela sobe no salto, acha que é lícito, válido e bonito se manter arrogante e alheia às novas formas de mídia. Como se fosse pouco, ela chama de “inocentes” as blogueiras que se indignaram por ser maltratadas pelos colegas dela de assessoria de imprensa?
Será que a Maria poderia que o blog atinge diretamente o público-alvo? E que, também por esse motivo e tantos outros, ele é uma das formas de divulgação mais eficiente que existe?
Porque, Maria, atente: se não fosse eficiente, modinha de esmalte colorido e maquiagem não teria se propagado de forma tão viral.
Tem horas que eu tenho tão pouca, mas tão pouca paciência com a arrogância mesclada com a mais completa ignorância.
Desculpe a acidez, meninas, mas foi demais.
[Reply]
Keks Reply:
August 31st, 2010 at 1:20 am
quero ser sua amiga, posso?
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 1:35 am
Também quero!
Fefah Reply:
August 30th, 2010 at 11:16 pm
Desculpe me intrometer, mas concordo com a Ira. Com todo o respeito ouso dizer que sua forma de trabalho precisa ser revisada. É notório que a mídia “blog”, internet em lato senso, é um meio de comunicação de ampla repercussão. Tanto é verdade, que marcas como a Big Universo cresceram através de blogs como o MF, um exemplo claro é a cobertura matte plus.
E é uma mídia relevante para o público que consome ferozmente.
Acho que como profissional de mídia, deve ser antenada com tudo e todos e procurar informações dentro da sua área de atuação de mercado. Se trabalho com esmaltes, quero que minha assessoria de imprensa tenha todas as informações sobre esse produto, e tudo que o envolve.
Hello? século 21.
=*
[Reply]
Lavínia Reply:
August 30th, 2010 at 11:26 pm
Peraí, não entendi. Você não precisa saber rg e tel. Mas vc é paga para “divulgar” uma marca e tá dizendo que não conhece o meio para o qual divulga?
Claro que quem tem que cuidar da imagem do blog é a blogueira. Assim como cabe à assessoria cuidar da imagem da marca.
[Reply]
Paula Caldas Reply:
August 30th, 2010 at 11:45 pm
Oi? Há quantos anos você se formou e não faz nenhuma reciclagem? O século 21 está te dizendo bom dia, junto com todas as mocinhas que não moram no eixo RJ/SP e estão longe das capitais, mas sabem das tendências através dos blogs, compram através da internet em lojas virtuais porque nas cidades onde moram não chegam as marcas menos famosas e as famosas, quando chegam, já passou a moda!
Espero que a senhora, Dona Maria, reveja seus conceitos e reveja seu currículo também, pois como profissional está deixando a desejar, já que como assessora de imprensa deveria estar antenada com a mídia.
Em segundo, qual o seu público alvo? Minha avó ou eu? Minha avó vê novela, eu não. O comercial que passa no intervalo da novela nunca será visto por mim (que tenho 30 anos) e muito menos por grande parte das minhas alunas, que são adolescentes e estão mais interessadas nas mídias sociais do que na história da Mariazinha e do Joãozinho na Tevê.
Jovens passam muito mais tempo na internet do que vendo Tevê ou lendo revistas ou jornais.
Se seu público alvo é tanto a minha avó, quanto eu, e ainda minhas alunas, procure reformular seus pensamentos em relação aos blogs, twitters e outras mídias virtuais.
Uma blogueira de 13 anos de idade é uma das celebridades atuais do mundo da moda e dita tendências para o mundo todo, sendo que ela foi copiada em uma novela das sete, da Rede Globo, como a personagem Mabi na novela Ti-Ti-Ti, que é cópia da Tavi. Imagino que a senhora ache que essa menina-blogueira não seja relevante, né? Pois ela é mais relevante que a senhora, senta na primeira fila em todos os desfiles mais importantes do eixo Paris/Milão e os jornalistas são obrigados a sentar atrás dela, pois ela dita tendências tanto quanto à temida editora da Vogue Mundial.(http://chic.ig.com.br/moda/noticia/chapeu-de-blogueira-de-13-anos-irrita-jornalistas-da-fila-b).
O mundo está mudando, minha cara, e ou você muda, ou mudarão você, para uma versão bem mais jovem, atualizada.
[Reply]
maria Reply:
August 31st, 2010 at 12:53 am
Espero de coração que apenas a Keks e a Ira sejam autoras deste blog, pois foram as únicas que replicaram meu comentário com respeito e argumento, entendendo meu ponto de vista mesmo que talvez não tenham concordado.
Como profissional de comunicação (sou assessora de imprensa do setor de saúde) sei que mídia como blog são imensamente relevantes nos dias de hoje, mas o cliente não vê assim e fora do eixo RJ-SP-MG a internet ainda é embrionária no quesito comercial (traduzindo: money no bolso do cliente). Para divulgação é inconcebível não usar a internet mas para comercialização ainda temos muito chão pela frente, por isso entendo que algumas empresas de esmaltes não tenham blogs como prioridade. Isso é fato.
Não espero que as leitoras do blog entendam isso pois é muito técnico e elas entram neste espaço procurando pelas novidades em esmaltes azuis e amarelos e não os novos rumos da comunicação e sinto muito por fazer do seu post um manual Comunicação for Dummies, mas se ao menos UMA pessoa tiver bom senso e “captar” minha mensagem (hahaha), já estarei satisfeita. Réplicas ofensivas nem me dei ao trabalho de terminar de ler. Internet é um mundo onde ninguém tem rosto, então qq um fala o que quer, mas imagino que pessoas sem respeito pela liberdade de expressão do próximo ajam assim diariamente em suas vidas e por isso apenas lamento.
[Reply]
Renata Reply:
August 31st, 2010 at 1:21 am
Maria,
fica complicado você começar a desmerecer as leitoras e comentaristas do blog alheio, não acha?
Até onde eu li, a indignação das pessoas se deu justamente pelo seu conceito – um tanto quanto antiquado – de como as mídias sociais afetam o mercado. Você é da área de saúde, que tem outras peculiaridades, que é diferente do ramo de beleza. Então, Maria, isso te faz tão conceituada para falar de blogs de beleza e seu papel no incremento das vendas de esmaltes como as outras leitoras.
A Big Universo teve um aumento de produção de 100%, sabe? Está abrindo uma nova fábrica em Sertãozinho, interior de São Paulo. Isso te diz alguma coisa sobre o poder da internet? Os fabricantes de esmaltes encontraram dificuldades em comprar frascos de vidros, tendo que importar da China. E, Maria, a moda dos esmaltes coloridos estourou primeiro nos blogs – depois na Globo, só para dar um exemplo.
Eu captei a sua mensagem – ela demonstra exatamente o despreparo dos profissionais da mídia tradicional para tratar com o grande fenômeno chamado internet. Mas eu também não espero que você entenda isso, porque é muito ténico e eu não estou afim de escrever um Manual de Novas Mídias para Dummies.
[Reply]
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 1:40 am
Renata, você se superou com esse final…
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 12:57 pm
concordo com a Paula… se superou no comentário.rs
eu nao gosto quando as pessoas se atacam, mas como ouço desde criança… quem fala o que quer, ouve o que não quer.
foi merecido. =D
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 1:28 am
Eu tenho rosto, senhora dona Maria e pelo que vi, a senhora é quem não tem. Não sei quem é senhora, onde trabalha, pra quem trabalha… Nem sei mesmo se é profissional de verdade (tenho minhas dúvidas)…
Se conseguisse ler o blog veria quem são as autoras e não precisaria “esperar de coração” por nada, mas acho que já seria querer demais da senhora, né?
A meu ver a única pessoa que ofendeu aqui foi a senhora, nos chamando de Dummies. Poderia dizer que a senhora foi grosseira, que tratou o blog e as leitoras com leviandade ao dizer que quem entra aqui só procura por novidades em esmaltes azuis e amarelos, poderia até dizer que a única coisa boa que a senhora fez até agora foi não dizer quem são seus clientes pois eles estariam prejudicados pela sua falta de profissionalismo.
A parte boa de ser apenas uma leitora é que posso dizer tudo que penso, sem ter que ser politicamente correta. Não tenho compromisso com ninguém, por isso posso dizer que seus chefes estão jogando dinheiro no lixo contratando uma pessoa tão limitada quanto a senhora, posso dizer qualquer coisa! Não é legal?
Só não ofendo a senhora com grosserias em português, coreano, mandarim ou inglês(como a senhora o fez), primeiro porque sou educada e segundo por respeito às meninas do MF que dão um duro danado e não merecem ver isso aqui.
Respeito é uma coisa que até agora a senhora não teve em momento algum. Então se dê a ele e nem tenha o trabalho de vir aqui replicar e tentar justificar o injustificável, ok? Todas já entendemos que a senhora é uma pessoa preconceituosa com as mídias virtuais e uma péssima comunicadora.
Enfim, seus chefes estão muito bem assessorados… Rsrsrs
[Reply]
Jéssica Reply:
August 31st, 2010 at 9:49 am
Meninas,
como várias outras que postaram aqui, sempre leio, nunca posto nada, mas me irritei.
Em primeiro lugar, não estou aqui para desmerecer o trabalho dos assessores de imprensa, até porque sou filha de uma delas. Infelizmente, em todas as áreas existem os profissionais bons e ruins, como também já disseram. E não estou dando uma indireta que a tal Maria é péssima profissional,mas adoraria saber o por quê dela ter se dado ao trabalho de criar toda essa polêmica, se ela não vê relevância nos conteúdos veiculados em blog!!!! Se não há relevância, continue com seu trabalho convencional e com suas opiniões, mas não se dê ao trabalho de postá-las aqui.
Eu sou assumidamente leiga em Comunicação, até porque, se não quisesse ser, teria escolhido estudar isso não faculdade, certo? E, se quisesse aulas de Comunicação “for dummies”, definitivamente não entraria num blog sobre esmaltes para procurar. Mas falo uma coisa de ver o trabalho da minha mãe: ela é assessora de imprensa e na equipe dela são mantidos vários blogs para veicular os assuntos que eles desejam divulgar. E ela não é obrigada a fazer nada disso, mas faz pela importância que vê nos novos tipos de comunicação em massa. É a visão dela, da qual eu compartilho e concordo. Não porque está na moda ter um blog (até porque não tenho um!), mas porque este, como alguns outros, mudaram meu lifestyle – descobri em mim gostos que eu nem sabia que existiam: eu que descobri esse site só prá pegar dicas de como fazer a unha em casa, pois precisava estar sempre com a mão feita para trabalhar e não queria mais ir à manicure, sou hoje dona de uma coleção de cento e alguns esmaltes, palpito sobre cores e lançamentos novos com mãe, irmã, amigas e até marido. E o que as meninas ganharam com isso? Aposto que meia dúzia de brindes e convites não pagam o trabalho que dá manter isso aqui…mas elas ganham o respeito de um monte de pessoas como eu, com histórias como a minha, e deveriam sim ter o reconhecimento devido das empresas (ou elas acham que a venda de esmaltes ultrapassou pela primeira vez a de batons só por mérito próprio???)
Sorry, girls! Vamos falar de esmaltes, que é prá isso que vocês e nós estamos aqui!
Beijos a todas!
Beijos, meninas!
Jéssica
Ira Reply:
August 31st, 2010 at 11:21 pm
Jéssika,
Nâo é SÓ pra isso que estamos aqui.
A relevância dos blogs está provada quando, em uma conversa em comentários, sai reflexões que permeiam as salas de aula de qualquer boa faculdade de comunicação. Acho que nada mais precisa ser dito.
E vamos também quebrar o preconceito em achar que blog de moda/beleza é vazio e só serve para ensinar a limpar os cantinhos e passar o delineador e que toda blogueira é rasa ao ponto de pontuar toda frase que diz com “alok” por não ter conteúdo.
Somos seres pensantes e atuantes em nossas áreas com interesses diversos. O assunto deste blog é uma parcela mínima e limitadíssima da nossa capacidade e conhecimento.
Pode ter certeza que sempre que quiserem falar da escolha do Schumacher de voltar pra a Fórmula 1 ou sobre o terceiro pleito que o Lula está desenhando conquistar por vias da Dilma eu estarei aqui para encorpar a conversa. Aqui ou fora daqui.
Nesse caso específico, essa conversa É A CONVERSA que quisemos fomentar. Então, fiquem a vontade, claro, sempre respeitando umas as outras.
flavia Reply:
August 31st, 2010 at 9:15 am
Olá,
pela primeira vez eu escrevo aqui…Acompanho o blog desde o início e não poderia deixar de me expressar hoje.Sou mineira, do interior, li os posts acima e resolvi escrever para dizer, ou melhor dizer novamente à Maria que, jovens e adultos não têm mais interesse em tv…a maioria das pessoas hj dedica o pouco tempo livre às mídias e não à tv,revistas,jornais, etc.Tudo se encontra aqui. Além do mais pessoas que não têm acesso a internet muito pouco provavel q serão os compradores dos produtos aqui promovidos, não servindo de base para o descaso de acessoras de imprensa.Acredito q muitos blogs sejam referencia à maioria das pessoas interessadas em conhecer de verdade o produto que desejam adquirir.Quem sabe utilizar bem a net, sabe onde procurar seriedade e cumplicidade por parte das blogueiras.
Todas as pessoas hoje conhecem e desejam um computador com acesso à rede,independente do confim que habite, e ela pode não ter esse acesso, mas sabem o que estão perdendo e na primeira oportunidade correm atrás do tempo perdido.
Abraços de uma humilde interiorana que amaaa o blog.
;)
[Reply]
flavia Reply:
August 31st, 2010 at 9:29 am
Recolocando que, maioria das pessoas hj dedica o pouco tempo livre às mídias virtuais.
maria Reply:
August 31st, 2010 at 11:25 am
preguiça de ler a enxurrada de desrespeito. estão felizes com a polêmica? estão felizes de terem um espacinho, mesmo que mínimo, para se expressar usando palavrinhas que normalmente não estão no seu vocabulário? que legal meninas, estrelinha para vocês!
ok, foi legal a brincadeira. agora todo mundo pra aula, pq já já é hora do recreio!
para as autoras: não foi minha intenção fazer uma bagunça com meu comentário aqui, sinto muito mesmo. sou leitora casual do blog, mas parece que as leitoras assíduas não tem muitas habilidades para lidar com opiniões divergentes.
de qq forma, parabéns pelo blog.
[Reply]
Diana Prallon Reply:
August 31st, 2010 at 1:42 pm
É tão engraçado essa coisa de ‘elas não sabem lidar com opiniões divergentes’ ser considerado um problema DOS OUTROS e não SEU.
Você demonstra um despreparo profissional que é de deixar envergonhados todos os demais profissionais de comunicação. Me parece que você entrou na assessoria – diretamente do jornalismo frustrado – e ignorou que a sua volta surgiam Mídias, Redatores Web, especialistas em e-commerce…
É, comprar plano de saúde pela internet ainda é raro. Remédios, também, nem faria muito sentido. Mas há de se convir que a saúde é um mercado em que as Vendas para Cliente são apenas uma parcela da atuação, e é um compromisso a longo prazo, não uma aquisição. Eu posso comprar 10 batons, 20 esmaltes, 13 dvds, 44 livros em um mês, e no seguinte, comprar tudo de novo; porque o consumo de ‘pequenos bens’ é rápido e o mercado se renova.
Saúde é serviço, você compra pra usufruir num futuro (30 dias mínimos de carência para consulta simples?), com o comprometimento de continuar utilizando-o ao longo dos anos – seja um plano de saúde ou uma MRI. Não há como sequer haver uma comparação, né? A menos, claro, que você venda esparadrapo, algodão e gaze.
Concordo que os blogs são meio irrelevantes na sua área, tanto porque o ‘interesse’ é menor, quanto porque não há mudanças radicais que valham a pena atualizações. Ao mesmo tempo, a área de saúde veio para as novas tecnologias em passo de tartaruga: dois anos atrás a Unimed estava se gabando de ter promoções por SMS, a coisa mais IRRITANTE, LENTA e 2001 que existe. Corretores de plano de saúde fazem mala direta manual.
Por outro lado, é quase uma exclusividade da área de saúde. Se você olhar um panorama geral, as novas mídias crescem numa velocidade assombrosa, e não tendem a diminuir ou tornarem-se menos importantes. A teoria da cauda longa está ai, demonstrando que a propaganda direcionada ao público alvo é mais eficiente; a importância de se conseguir entusiastas, de se criar conteúdo, de se vender as idéias junto dos produtos para aquelas pessoas que se identificam com o que você faz… blablablablabla.
Então dê uma olhada no Tail Anderson, no David Meerman Scott, Chris Bogan; e se ficar ‘técnico demais’, dá uma olhada no Jenkins para entender teoricamente como funciona essa coisa. Num geral, eu recomendo entrar aqui e selecionar a promoção para resolver seu déficit educacional:
http://www.amazon.com/Complete-Idiots-Social-Marketing-Computer/dp/1592579892/ref=pd_sim_b_20
As demais meninas, desculpe pelo post mega mala-técnica, blablabla, vocês são lindas, a Renata é um luuusho de resposta, e eu jamais perdoarei a Maria por me fazer concordar com a Keks. Muah!
Thaís Reply:
August 31st, 2010 at 2:13 pm
Eu francamente nem sei onde esse comentário vai parar porque foi tanta gente comentando que eu fiquei zonza. Mas sei lá, meninas, se a dona Maria trabalha na área ou não é irrelevante, é a opinião dela aqui no comentário, e ela pode ser arcaica ou inovadora, até onde eu sei ela tem o direito de expressar o que ela pensa como nós estamos fazendo aqui. E eu não acho que ter uma foto ali no Gravatar torna a opinião dela válida ou não, agora inclusão digital exige foto e link? E se ela não quis compartilhar isso? Ninguém tem que deixar rg e currículo em comentário pra “validar” o mesmo, coisinha mais boba.
Ai pessoal chega e fala que a dona Maria é uma ignorante, não sabe nada do que faz ou do que trabalha, gente falando que ela talvez nem trabalhe na área. Então é um nicho secreto agora, ninguém pode discutir nada ou falar alguma coisa se não tiver relação direta com aquilo. Poxa, precisa? Discutir o que ela disse tudo bem, e houveram comentários excelentes aqui, mas ai pessoal desbanca pra atacar a pessoa?
Achei desnecessário, por isso o comentário.
adrielly Reply:
August 31st, 2010 at 2:26 pm
Rapaiiizzz qta amargura dessa Maria…primeiro eu moro em Campo Grande MS, e para o seu governo é uma das cidades mais informatizadas do pais…até nos baiiros mais pobres as pessoas tem internet banda larga,se nao tem vao nas lan houses que existem aqui pra dar com pau…entao essa força de mídia chamada internet não é relevante só no eixo Rio,sp e MG…vc tá por fora mesmo eim assesora!!! e baixa a bola querida vc é muito arrogante e desrespeitosa não só com as leitoras como com as própias escritoras dos blogs. Dúvido que o seu nome seja Maria…dás as caras por aqui então!!!
Ira Reply:
August 31st, 2010 at 11:24 pm
Sei que não foi a intenção e suas palavras foram importantes, Maria.
Era a discussão que torcíamos para acontecer.
Abraços,
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 12:54 pm
Cara Maria, não quero em momento algum lhe faltar com o respeito, mas estou observando sua postura e creio que o que todas as meninas estão fazendo aqui gera ao redor da tentativa de crescer e ajudar o outro a crescer.
Cada uma com a sua opinião, gerando debate e atentando para pontos de vista alheios… não é assim que a gente cresce?
Eu gostaria de pontuar algumas coisas e espero que você atente para o seguinte:
1 – o alcance dos blogs é imenso e o mercado fora do eixo RJ-SP-MG cresce mesmo que vocês não percebam. eles não são alheios. Se as marcas não comercializam via internet, posso te garantir que as meninas arranjam um jeito de comprar. moro no interior do rio e vivo recebendo pedidos de amigas e de desconhecidas, vou às lojas aqui e no rio, compro e envio pra elas. mesmo que as marcas não vejam, esses produtos não estão vendendo só para quem mora no eixo. aliás, várias meninas de portugal também já estão pedindo trocas ou encomendas de esmaltes brasileiros, o que significa que os blogs estão fazendo um trabalho além da sua imaginação.
2 – o que te faz pensar que só porque a pessoa é uma leitora/comentarista aqui do blog, ela não saca tanto quanto ou mais do que você sobre a sua própria área? Tem muita gente que tem outra área de formação, mas que se interessa e mergulha nessa área e pode vir a ser melhor profissional do que quem trilhou todo o caminho de sua vida na mesma área. Uma visão “fresh”, nova, também traz considerações importantes. Já vi muita menina que nem fazem parte da área de comunicação/marketing e que as vezes (não digo sempre, veja bem) enxergam uma situação bem melhor do que quem vive e respira isso todos os dias.
3 – se você nem se deu ao trabalho de ler, como sabe que as réplicas são ofensivas? Eu li tudo e vi mesmo foi muita crítica construtiva. E ninguém está condenando a sua liberdade de expressão, mas cada uma está exercitando sua própria liberdade de expressão. Se você condena e sequer se interessa em participar da discussão, talvez você não valorize outra liberdade de expressão que não seja a sua ou a de quem concorda contigo.
4 – você disse que aqui as pessoas falam o que querem porque ninguém tem rosto. bem, você não tem um rosto, né?! é por isso que você fala o que quer e ataca aos outros? por isso e por se sentir atacada? Eu vejo os comentários aqui e a maioria esmagadora é de meninas que colocaram seu rosto, seu email, blog ou algo que as identifique no comentário. Elas estão dando suas opiniões sinceras sim, mas também estão dando a cara a tapa.
5 – você disse que é da área de saúde, né… então não sei se você lida diariamente com as questões específicas que está abordando. afinal, cada mercado é um mercado e, sim, no final todas as áreas se beneficiam de trajetórias parecidas, mas a sua área de especialidade anda num ritmo diferente deste sobre o qual falamos aqui, não concorda?
e em vez de dar espaço para ataque atrás de ataque, por que não promovemos um debate saudável, em que opiniões divergentes sejam valorizadas e discutidas para que cada uma cresça e aprenda mais?
ninguém sabe mais que o outro. ninguém é melhor que o outro.
eu não sou, as meninas que te responderam não são. vc tb não. vamos nos unir pra aprender juntas, né! =P
e como eu não sei se minha cara vai aparecer no comentário… vai aqui meu twitter: @babby ;)
beijos!
[Reply]
Fefah Reply:
August 31st, 2010 at 3:22 pm
Barbara quase chorei de emoção. Parabéns.
E sinceramente Maria, algo está errado mesmo. A questão não é a aceitação ou não de sua crítica, mas talvez o tom arrogante que isso foi feito no seu post.
Sinceramente?
A pior coisa do mundo é alguém ter uma postura como “sabe de tudo” e as pessoas que estão aqui só sabem ler sobre cores de esmaltes.
Isso é subestimar o ser humano. Uma pena.
Mas concordo com a Maria em um aspecto: Keks e Ira são ótimas – parabéns meninas, pela paciência acima de tudo, eu não saberia fazer melhor que vc’s.
=*
vanessa Maria Reply:
August 31st, 2010 at 8:22 pm
NOSSAAAA QUE COISA HEIMM?
GENTE EU AMO O MAO FEITA DESDE SEMPRE E EM JULHO NA ALIANÇA CONHECI AS MENINAS DONDOCAS DO CORAÇAO AO VIVO .. EU SO POSSO FALAR UMA COISA , MEU RESEITO E ADMIRAÇÃO POR ESSAS MENINAS SO AUMENTOU. ELAS SAO AMOR PURO E MUITO PROFISSIONAIS NO QUE FAZEM.
OLHA, APESAR DO COMENTARIO DA MARIA TER CAUSADO TANTA COMOÇAO EU ATE ACHO PRODUTIVO APESAR DAS CONTROVERSIAS.. ACHO QUE AS DISCURSSOES SAO BACANAS PARA APRENDERMOS O QUE DEVEMOS E O QUE NAO DEVEMOS FAZER.
SOU DO TIPO DE PESSOA Q TIRA SEMPRE ALGO BOM DE ALGUMA COISA NAO TAO BOA ASSIM.. ENTAO LI TODOS OS COMENTARIOS E VI O QUE É LEGAL E O Q NAO É TAO LEGAL E CHEGUEI A CONCLUSAO Q A DEMOCRACIA É UMA MARAVILHA E QUE APESAR DE VIVERMOS NELA É SABIO RESPEITAR AS OPINIOES, MESMO Q NAO SEJAM IGUAIS AS NOSSAS.
NAO APOIO OFENSAS NEM DEBOCHES. APOIO O TRABALHO MARAVILHOSO DESSAS DONDOCASS DO MAO FEITA Q SEM GANHAR NADA DE GRANA FAZEM POR AMOR A UM ASSUNTO TIDO POR MUITOS COMO FUTIL, MAS QUE ELEVA E MUITO A ESTIMA DE MUITAS PESSOAS COMO EU.
UM BEIJO A TODAS AS DONDOCAS E KEKS EU TE AMOOOO, CAMIES TE AMOOO MUITAOOO, IRA I LOVE U RSSSS ENFM MENINAS EU ADORO VCS E ESPERO Q VC TENHAM TODO SUCESSO SEMPRE.
BEIJOS
VANESSA MARIA
SE ESQUECI DE ALGUEM NAO ME LEVE A MAL MAS SOU MEIO PESSIMA COM COMENTARIOS MAS TODAS AS DONDOCAS MORAM EM MEU CORAÇÃO
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 10:39 pm
Nossa, Bárbara! Clap, clap, clap…
Parabéns por, tanto quanto à Renata, expressar em palavras certas (ok, meu ódio e rancor momentâneo foi maior que meu cérebro)tudo que pensamos.
Troll é como chamamos pessoas como a Maria. Uma pessoa que só vêm aqui gerar polêmica e se diverte com a revolta das pessoas. Chega de trollagem, ok, Maria?
E você está dizendo que somos colegiais só pra nos agradar, né? Não adianta puxar o saco agora não, viu? E minha estrelinha quero HOLOGRÁFICA, viu, tia? Pra combinar com meu esmalte novo…
Pessoas, chega de cair na pilha de gente sem noção, né? Acabou a graça da brincadeirinha, trollagem tem “time”…
E Thaís, foi eu (paullacaldas@gmail.com ou @paullacaldas – no twitter) que falei que eu ponho minha cara sim. Não é só porque tenho Gravatar e sim porque assumo cada palavra que digo, entende? Não é só chegar aqui e falar o que bem entender, tem que ser responsável pelas palavras e isso não é inclusão digital e sim honestidade, entende?
Bjks a todas e parabéns à Maria pela trollagem ter dado certo.
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 10:42 pm
A Diana Prallon também mandou bem nas palavras! Êta pessoal pra falar bonito!
Sabe que estou orgulhosa de tantas meninas inteligentes lerem o mesmo blog que eu? Quero ser BFF de todas vocês!!! Bjks a todas, menos pra Maria, pq essa dou o dedinho de mal! Humpf!
Mila Teniz Reply:
August 31st, 2010 at 11:46 am
Hahaha…Adorei a discussão!
O negócio é o seguinte, cada um tem q fazer a sua lição de casa, a Feira atende a quem? – Profissionais, comerciantes e as blogueiras já q elas são convidadas por diversas marcas….Então eu acho q cabe a cada marca sim fazer sua lição, chamou tal blogueira tenha lá sua lista com nomes e td mais!
Se eles estão lá para mostrar seus produtos pq não dar mais atenção as blogueiras q SÃO as maiores fontes publicitárias q há!
Quer um exemplo: a Dote, não sei se algumas das blogueiras concordam, mas já q a comercialização vai ser em Setembro pq não disponibilzar algumas swatches pras blogueiras aí, fica só mostrando vidrinho na BF e não fala mais nada…agora vê a Sancion Angel, q publicidade foi aquela? Pegou um blog, foi no Twitter, fizeram sua pré venda (esgotada já!) e estão com algumas swatchs já em outros blogs e isso nos dá mais vontade ainda de comprar! Eu comprei td coleção…não sei se as meninas do MF concordam comigo, mas tdas as marcas q queram arrasar msm contatam quem p/ publicar seus lançamentos? as Blogueiras!!!
Agora desculpa mas vem aqui e diz q os “Blogs estão cada vez maiores, mas estão longe de ser uma mídia relevante para o grande público”??? Eu só compro depois de ver nos Blogs, a Dote vai ter q esperar meu dinheirinho e acredito de mtas outras meninas, pq os blogs são mto ‘relevantes’ sim, conheço bastante gente no interior, familiares e amigos…e tds recorrem a net para se informar sobre suas compras e quem melhor q as blogueiras para darem suas opiniões?
Bom é isso e sem mais palavras: Senta lá Maria!
Bjks meninas do MF, estou com vcs sempre!!!
Ah! a Renata falou sobre o crescimento da Big Universo e eu queria até citar outra: Hits! pergunta pra eles qual foi a relevancia dos blogs em seu crescimento? Pq antes dos blogs, hits pra mim era sobre música e tendência!
[Reply]
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 1:10 pm
concordo com a Mila… pra eu comprar algo sem ver swatches ou pelo menos um post em um blog de confiança, é quase impossível.
O MF é a minha bíblia esmaltística, como tenho outras bíblias sobre outros assuntos.
E mesmo eu não comentando com frequência, estou sempre aqui buscando novidades porque não me arrisco antes de ter uma opinião confiável.
Sobre o que a Renata falou da Big Universo… eu nunca tinha ouvido falar da Big e, um dia, entrei numa loja e vi esmaltes na marca e pensei “que coisa mais estranha… nome estranho… nunca ouvi falar nisso”… foi nessa época que procurei na internet, achei informações aqui neste blog e comecei a usar e adorar a B.U.!!
Logo em seguida veio a era Jade+Matt e eu ganhei um kit que a Raquel levou para sortear no LuluzinhaCamp do Rio de Janeiro e saí de lá dando pulos de alegria.
Hoje ajudo a coordenar o encontro e o pessoal da Big nos dá todo o apoio do mundo porque sabe que a maioria das meninas do encontro vem de blogs e eles inclusive já conhecem a maioria das meninas e querem fazer um agrado… porque com a ajuda das blogueiras eles chegaram onde chegaram e, na real, não vivo mais sem a Big.rs
bjs
[Reply]
Karla Jéssica Reply:
August 31st, 2010 at 2:05 pm
A pessoa dizer que blog não é relevante fora dos grandes centros é F*** né? Gata, eu sou de Teresina – PI e os blogs me fizeram comprar tantas coisas que eu nunca imaginaria em comprar e eu não sou a única.
[Reply]
Karla Jéssica Reply:
August 31st, 2010 at 2:07 pm
E muitas das coisas que eu comprei for influência dos swacthes feitos aqui no blog, e se as empresas não fornecessem [ ou as meninas não comprassem] muito dificilmente eu iria comprar determinados produtos.
[Reply]
Vicky Reply:
August 31st, 2010 at 10:54 pm
Cara Maria:
Nós sabemos que existem diferenças entre jornalistas e blogs, começando pela acadêmica. Mas não podemos negar que os blogs vem se tornando tão importantes a ponto de influenciar jornalistas a produzirem matérias sobre o assunto. Não vou entrar a fundo mas, pra mim blogueiro é uma coisa, jornalista é outro, cada um com seus méritos. E ambos são importantes para a comunicação hoje.
Sua visão está antiquada e ultrapassada. Sugiro que vc estude mais sobre as mídias sociais e entenda que os blogs deixaram de ser brincadeira de adolecente. Alguns ainda são? Sim. A maioria? Sim. Mas uma pequena parcela consegue se destacar com ética, dignidade e compromisso.
Se atualizar, buscar notícias, fazer cursos… tudo isso faz muito bem :)
[Reply]
Gente, que orgulho ver esse post. Confesso que às vezes me dá uma apreensão, não só com os blogs de esmalte mas com muitos outros blogs que eu acompanho, com essa história de “post pago” e de “mimos” que as marcas fornecem para blogueiros. De vez em quando me pego pensando até que ponto posso confiar em algumas opiniões a respeito de produtos indicados na blogosfera, em como posso dizer se a opinião reflete o que o autor do blog realmente pensa…
Muito obrigada por me darem mais um motivo pra confiar em vocês do Mão Feita! Meu respeito e carinho pelo blog ficaram ainda maiores depois disso. ♥
[Reply]
Ira Reply:
August 30th, 2010 at 10:39 pm
A opinião do MF nunca estará a venda. Posts pagos são bacanas quando identificados como tal de forma visível para o leitor. Cada um sabe o que faz da vida e se o mercado está interessado em pagar para um blogueiro escrever, mérito do blogueiro que deve ser ético e avisar.
Porém existem formas de se fazer publieditorial sem vender a opinião.
Obrigada pela força
:*
[Reply]
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 1:18 pm
ouvi meninas falando sobre isso na BF sábado… fiquei chocada com as diversas opiniões, mas o que uma delas disse é fato:
vc não pode se revoltar com os posts pagos de determinadas blogueiras. se ela ganha a vida assim e se é feliz assim, é com ela, né. post pago ou não, cada uma age do modo como acha que deve; faz de acordo com a própria consciência. e na vida tudo é assim… se a gente se preocupar demais com o outro, a gente não vive a própria vida.
claro, estou falando do que surgiu nesses 2 comentários em particular. na situação explanada no post é diferente porque afeta a outras pessoas e não apenas aquela blogueira em particular. (ainda vou comentar sobre o q ouvi na BF, mas quero terminar de ler td primeiro.rrs me empolguei.)
o que realmente importa é que quem faz um trabalho sério sempre tem um lugar. quem segue e ama o MF sabe do trabalho sério, da dedicação. a gente não precisa conhecer cada uma de vocês pessoalmente pra saber que vocês dão o sangue por esse blog, pela gente.
adoro vocês!
beijos a todas!
e beijos especiais pra Keks, que além de tudo relacionado ao MF, considero uma amiga do coração.
[Reply]
Nossa! Que loucura!
Eu tenho um blog de make, estive na Beauty Fair sábado e, graças a Deus, não presenciei nada disso.
As únicas coisas que eu já tinha lido em alguns blogs (e já tinha achado bem absurdo) eram reclamações de atendimento em estandes, como se a marca tivesse obrigação de estender o tapete vermelho para a pessoa só pq é blogueira.
Sinceramente? Eu nem me identifiquei formalmente como blogueira (embora o meu crachá fosse do blog) e comprei pencas de coisas que considerei interessanstes, gastando uma grana q eu nem imaginava gastar, exatamente pq acho uó mendigar brinde.
O triste é que essas meninas não têm a menor noção do que é manter um blog sério. Reduzi meu número de horas de sono por puro prazer em fazer os posts do meu blog e manter as postagens em dia sem atrapalhar o trabalho que paga as minhas contas e que não tem nada a ver com o blog (como sei que muitas – senão todas – as blogueiras sérias tb fazem).
É uma tremenda cara de pau esse comportamento queima filme dessas pessoas, francamente! Tô passada com o que li neste post.
O MF está de parabéns por colocar a boca no trombone. Não poderia concordar mais.
beijocas,
Tati
[Reply]
Ira Reply:
August 30th, 2010 at 10:37 pm
Obrigada pela força, Tati.
:*
[Reply]
Erika Liri Reply:
September 1st, 2010 at 6:03 pm
NOSSA! NOSSA! NOSSAAAAA
QQ É ISSO MINHA GENTE??
LI BEM POR CIMA, PQ É MOOITA COISA… PAREI QUANDO LI “VAMOS VOLTAR PRA AULA, ACABOU O RECREIO MIMIMIMI”, FOI NESSA HORA Q CHEGUEI A CONCLUSÃO: ESSA MARIA ALÉM DE PROFISSIONAL MEDIANA, SÓ PODE SER MAL-AMADA TB!! FATOOO
[Reply]
achei muito digno seu post, amore! Sabe, até penso as vezes em fazer um blog sobre esmaltes, mas teeenho altos motivos para não fazer: não conheço ninguem que possa me ajudar, não tenho dinheiro pra ficar comprando tooodos apetrechos, minhas unhas são horriveis, da muito trabalho, já existem muuitos blogs sobre isso além da decepção de vez em quando, então adorei seu post pras pessoas se ligarem que não é tão simples assim, ”ganhar brindes” quanto parece! haha, adoooooro o mao feita, to aqui desde o começo ! beijos lindonas :*
[Reply]
Que tal um blog sobre algo que você esteja mais envolvida no dia a dia? Acho que é por aí que blogs bacanas começam.
:D
Obrigada pela força e boa sorte
:*
[Reply]
Gente que absurdo, roubar um vidrinho de esmaltes! Eu hein, não sei oque é pior, chegar exigindo algo, roubar ou inventar historias pra se dar bem =/ não achei que meninas fariam esse tipo de coisa em um evento ou qualquer lojinha de esquina que fosse, tem que ter muita cara de pau pra se expor dessa forma ridicula! Fiquei indignada.
[Reply]
É porque vocês fazem por amor e não ficam falando: hoje deixei de almoçar para blogar, briguei com a minha mãe, gastei o que não podia etc…vocês falam com entusiasmo e infelizmente aguça a cobiça e a inveja, de quem pensa de vocês passam o dia esperando as caixas de novidades e fazendo swatches…
Quem interpreta desse jeito não vai se abalar, talvez nem sequer ler o seu post, pois na verdade não enxerga as coisas da mesma forma. É uma vergonha que isso tenha acontecido, eu sofro de vergonha alheia e fiquei constrangida com os acontecimentos narrados.
Mas fique tranqüila, as empresas não fazem o que fazem por bondade e sim porque pessoas competentes como vocês divulgam de forma eficiente e barata as marcas, e apontam os possíveis defeitos antes dos produtos serem comercializados, e elas não vão abandonar os blogs sérios por causa de meia dúzia de barraqueiras invejosas e incompetentes.
[Reply]
Graças a vocês muitas marcas das quais eu nunca tinha ouvido falar hoje são minhas queridinhas, tipo La Pogee, Dote…e as fábricas de esmaltes antes desconhecidas ou com má fama tiveram um crescimento vertiginoso em suas vendas graças aos blogs, então acabam surgindo essas espertinhas de plantão…parabéns pelo puxão de orelha nesse povo sem noção!
[Reply]
VocÊs estão de parabens pelo post…não costumo comentar aqui tb, maas lah vou eu ^_^
De fato muitas garotas estão entrando nessa por brindes, por querer ter mais esmaltes, mais produtos que a outra, e esquecem o pq comprar..e porque frequentam esses blogs…Que é por ter algo em comum, por gostar de estar bonita….
O que uma garota dessa gstou indo pra esse evento, ela ocmprava todos os vidrinhos que ela queria pq estava relativamente caro..e eh engraçado como algumas gurias ACHAM que vão ficar pop’s, famosas , dar entrevistas e bla³…
enfim isso eh besteira, e tira a seriedade de qm qr mostras produtos e critica-los de forma construtiva afim de que os meesmos melhorem….e inclusive elogia-los..enfim
Esperoque pessoas mediocres como essa garota não manchem a imagem das blogueiras de VERDADE!!!
[Reply]
Uma vergonha isso. Mas não pensem que isso acontece somente em feira de esmaltes e cosméticos, não, nas feiras de educação já vi cenas semelhantes e isso que em cada stand a gente sai com sacolas e mais sacolas de brindes. Falta mão pra tudo isso. Mas como disseram lá em cima mato e FDP tem todo lugar.
Acompanho vcs, a Ana, a Kika (mesmo não sendo alérgica), o LPE, o 9ml, entre outros, mas nem sempre escrevo. E ADMIRO muito o trabalho de vcs. MUITO mesmo. Esmalte é um vício que tenho há 13 anos (tenho 25) e não abro mão dele. Algumas amigas já sugeriram de eu blogar sobre o tema; já considerei seriamente a proposta, pois aqui onde moro, algumas novidades demoram a chegar, mesmo sendo dentro da Grande SP (oi? Nem tentem entender o porquê disso) mas ainda não o fiz porque morro de medo de fazer algo errado e acabar com a boa fama que vcs tem.
[b]É uma responsabilidade grande ser blogueira [/b] (sou colaboradora de um site sobre futebol – em especial sobre o São Paulo – e sei muito bem como é isso). Não dá pra gente sair escrevendo qualquer besteira, muito mesmo agir como quem acha que pode mais porque é uma blogueira, porque assim como o pessoal acha que vcs são beneficiadas em tudo no mundo dos esmaltes, os torcedores acham que tbm podemos dentro do clube (oh, dó!). E um dos motivos de tbm não ter feito um blog de esmaltes ainda é tentar conciliar os dois blogs/sites. Não quero que pensem que um é step do outro; como disse não quero estragar o trabalho de ninguém.
E me envergonho por essas pessoas que se rebaixam por pouco. Esse final de semana mesmo comprei horrores de esmaltes, quando queremos fazemos um esforço em economizar pra sustentar o vício. hehehehe Claro que eu queria ter ido na BF pra ver e comprar as novidades, porém eu não tenho o trabalho que vcs tem, um dia espero que eu tbm possa chegar lá.
No mais é isso (chega de devaneios por hj, Natalia). Vcs merecem e muito estar onde estão. Reconhecemos os blogs e sites sérios de longe.
Beijos
PS.: Até pensei em divulgar o site pro qual escrevo aqui, mas só o farei se não tiver problemas pra vcs.
[Reply]
Estou CHOCADA! Fiquei no twitter morrendo de inveja de quem foi na Beauty Fair, mas não imaginava que estava assim. já trabalhei em uma “agência de publicidade para mídias digitais” e sei como é complicado convencer as empresas a mandarem brindes e no fim das contas, a pessoa nem gostar ou nem comentar nada. Poxa, todo mundo ali tá trabalhando, e na posição de IMPRENSA (que era o certo dos blogueiros serem classificados) essas pessoas deveriam entender que também estão TRABALHANDO e respeitar o trabalho alheio.
e no meio disso, quem nao tem nada com isso poderia ter um minimo de respeito e entender que é VISITANTE.
as empresas tem sim “suficiente” pra dar brindes, mas isso não é obrigação de ninguém, além de ser super complexo. sempre alguém não vai ficar feliz.
eu sinto muito pelas pessoas que fizeram isso meninas, pq já tive um blog “grande” (nada perto do mão feita) e tinha que atualizar de madrugada, na hora do almoço, lidar com gente escrota, tudo por quem gostava de ler, pq aquilo compensava.
eu espero que o nosso carinho, das pessoas que admiram vocês (eu mesma ficaria timida de te dar oi viu Ira?) compense todo o stress.
o blog é maravilhoso e vocês merecem sucesso!
[Reply]
Ira, quase não comento, mas gostaria de manifestar meu apoio pelo que vc escreveu. Vc está certa, isso envergonha as bloqueiras, mas ainda acrescento: isso envergonha todas as consumidoras de esmaltes, aquelas pessoas que gostam, comprar, procuram cores, curtem lançamentos, fazem disso seu hobby, diversão, vaidade, enfim, senti vergonha alheia quando li os acontecimentos.
Mas a Natalia (que escreve acima) está certa: isso acontece em diversas feiras, na feira do livro, por exemplo, que adoro ir, muitas pessoas resolvem surrupiar exemplares, sem ao menos levar em consideração o trabalho intelectual do autor, o investimento da editora. É triste. É uma postura reiterada em diversas feiras, mas que não pode passar desapercebida, temos que mostrar nossa indignação, como pesssoas de bem que somos.
E digo mais, tem pessoas que não tem discernimento para distinguir honestidade, dignidade de aproveitamento, indignidade…para essas pessoas eu falo: sinto muito, vc’s estão condenadas a uma vida medíocre.
Freewill.
ps.: no mais vcs arrasam meninas, parabéns pelo blog e acima de tudo, parabéns por continuarem sendo as mesmas pessoas, escrevendo com toda a simplicidade e honestidade de sempre, mesmo com sucesso e repercussão! Palmas para todas as dondocas. =)
[Reply]
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 9:20 am
Concordo com você, Fefah. Palmas para elas!
E o que posso dizer sobre essas blogueiras-caça-brindes?
Como diria o Pedro, personagem de Antônio Fagundes em Carga Pesada: “É uma cilada, dondocas!” Rsrsrs
[Reply]
Fefah Reply:
August 31st, 2010 at 3:23 pm
Paula, sua última frase foi a melhor! ahahaha
[Reply]
Vamos dar nomes aos bois?
Fiquei curiosa! hahaha
[Reply]
Nossa Ira, eu nao estava sabendo disso!!!!!!
Fiquei com vergonha alheia de saber q essas coisas estavam acontecendo!!!
Acredito q uma das unicas maneiras de se evitar esse problema seria a marca dar maior importancia para as blogueiras e asim conhecê-las melhor, como vc bem citou. Agora, sabemos q qdo tem essas feiras todo mundo fica ocupado e as vezes não se tem tempo de verificar a verdadeira identidade da pessoa ali a frente. Por isso, será q não seria uma saída se vcs fizessem uma identificação, assim como a imprensa utiliza? Talves se vcs se reunissem com os organizadores da aliança do esmalte e passasse essa ideia, problemas como esse poderão ser evitados.
Fico extremamente triste q coisas absurdas com estas estejam acontecendo, porém torço com todas as forças pra q isso seja resolvido, pois vcs são MERECEDORAS da fama q possuem, merecedoras em todos os sentidos, tanto pela honestidade, qto pelo profissionalismo e não podem se quer ter a possibilidade de ter esse brilho ofuscado por “maria caça brinde” (estereótipo q eu mesma inventei qdo vcs fazem sorteios por aqui).
Pensem na idéia do crachá e visita pré agendada
beijos
[Reply]
Ihhh tá cheio de blog ai que acha que as marcas tem que dar esmaltes e se não mandam fazem o maior chilique, eu já vi isso… Eu tenho um blog de cabelo e faz um tempão que eu não atualizo. Mas até hoje tem gente que fica me torrando pq quer que eu envie amostra do Pantene de uma promoção que rolou em 2007 e eu só postei no blog que a Pantene estava dando, não eu! huahuahuaauhuhauahauhauhahu
Olha, tem que ter um saco de jó… Não só quem tem blog, mas as empresas tb, pq hoje em dia é fácil fazer um blog e sair pedindo esmalte pra todo mundo…
Achei de um bom senso ímpar este post.
[Reply]
Ui gent q coisa feia,eu mesma q sou leitora anoto tdinho d q gosto pra comprar depois,prefiro assim do q brind q as vzs vc ganha coisas d q nem gosta..penetra tem em td quanto é lugar mesmo,alguns são profissionais…bjs
[Reply]
O que mais me deixou PUTA da vida foi ter ido até o stand da Colorama e ficar uns 10 minutos sem informação nenhuma. Aí do nada sai uma mulher lá de dentro e entrega uma bolsinha com a coleção Fashion dentro e entrega para uma menina. Quando ela me viu e olhou para minha credencial, antes do BOA TARDE ela disse: “Calma, ela vai me devolver os esmaltes.” Tipo, QUEM ESTAVA PEDINDO ESMALTES ALI???? Socorro, o dia que eu não tiver mais dinheiro para comprar meus próprios esmaltes, me matem.
Mas agora lendo isso tudo, entendo melhor…
Lamentável, né?=/
[Reply]
Keks Reply:
August 30th, 2010 at 11:33 pm
toda vez que eu vou na colorama, quero só info e os esmaltes eu compro! só não compro branquinho e não tinha nem rosa e o vermelho, mas os outros NHAM ME JOGUEI NA IKE
[Reply]
Sica_Esmaltadas Reply:
August 30th, 2010 at 11:48 pm
Nunca esperei nada deles, aliás nunca espero nada de ngm, oq vier é lucro. Gostei da feira pelo lado de vc poder divulgar mais o seu trabalho e conhecer pessoalmente aquelas pessoas que vc só conversa via email.
Já comprei todos da coleção da Colorama, menos o Clubber e o Tapete Vermelho, of course. #preguiça.
[Reply]
Eu li o post, os comentários e eu só consigo pensar que sair por aí pedindo brindes pq é “blogueira(o)” é o novo copycat *rs (desculpem, eu tive blog há mto mto tempo *hauahuha ). No mais concordo plenamente com todo o que foi exposto.
A Vi (Borboletando) me deu convite para entrar na Beauty Fair este ano, e eu fui exclusivamente para saber como era, se teria novidades para cabelos cacheados e pra falar que eu fui pros amigos (*hauhauha). Gente, não tive nem coragem de pedir nada para a própria Vi, imagina sair pedindo brindes em estandes… :x é problema de caráter e sem vergonhisse sim, como li num comentário.
Mas o importante é o que vcs fazem, sem interesse em brindes ou dar autógrafos ou ficarem rycas com o blog, que é fazer uma pessoa que nem ligava pra esmalte, que tinha apenas 3 vidrinhos de esmalte claro vencido na gaveta, aumentar sua coleção em 300% com esmaltes coloridos, fazer a unha sempre que possível, se preocupar em hidratar a cutícula, se tornar minimamente vaidosa. Sério, eu era essa pessoa, e hj eu ADORO uma novidade, tento usar cores novas, lamento uma unha quebrada… enfim, lembrem-se sempre que não é só o relacionamento blog-marcas que vcs estão “revolucionando”, mas a vidinha sem cor e sem graça de leitoras que um dia acharam que não seriam capazes de cuidar da própria mão e que agora desfilam por aí com o arco íris nas unhas. ;)
Bjos
[Reply]
Mao Feita I Believe!!!
[Reply]
Keks Reply:
August 30th, 2010 at 11:41 pm
AAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA (L)
[Reply]
Nossa, eu fui na Beauty Fair ontem e n vi nada disso… tipo teve UMA leitora que reconheceu eu e a minha colaboradora, e eu fiquei muito surpresa… claro q meu blog n é grande como o de vcs, n temos nem u ano… mas eu só fui nos stands dizendo q eu era de blog, quando eu tinha recebido e-mail deles antes, alguns marcando hora pra conversar com a gente, ganhei brinde e tal, mas o que me deixou chateada mesmo foi que as coisas que gostei de verdade n estavam a venda… no mais, mesmo assim, consegui gastar mais de 60 reais só em esmalte ALAKA ueheuhe.
Porra… mas eu fui super bem recebida como blogueira, viu… muito ruim saber disso q vc relatou no post.
[Reply]
Bom, o que me decepcionou na feira não foi questão de brinde, nada disso… até pq eu fui com cartão preparado para passar na Ikesaki kkk… O que decepcionou foi que muitos stands fizeram convites mas na hora de ser recepcionadas, não tinha ninguém… Mas como meu intuito foi fazer networking, eu buscava conversar com as pessoas dos stands perguntando sobre quais tendências elas apostam, em que locais os produtos já estão a venda, se houve mudanças nas linhas…
Ninguém me maltratou, e olha que sim, me identifiquei como blogueira e entreguei o meu cartão para cada um.
E nossa… que chato vocês terem se deparado com cena de pessoas “retirando acidentalmente produtos de prateleira”. Realmente é desvalorizar anos de trabalho :(
Também concordo no ponto que você aborda sobre o lucro que as pessoas pensam que os blogs geram… A gente que não levante cedo e vá trabalhar pra ver kkk
Bom… o que ficou foram boas experiências, eu fui para uma feira de negócios e sabia que lá tudo seria sério e voltado para comercialização de novos produtos.
Beeeeeijos
Ara
[Reply]
tem gente que perde noção, carater, vergonha só por umas coisas que no fim não fazem a mínima diferença….
se fosse assim, revistas de moda e comportamento também só existiriam pelos “brindes”…
claro que é super legal ganhar mimos, mas acho muito mais importante ver que o seu trampo é relevante, nem que seja para algumas pessoas.
Eu troquei um trampo numa revista, onde ganhava vários brindes pra ir trampar de vendedora numa livraria, onde o máximo que ganho é algum desconto em alguns produtos, mas me sinto mil vezes mais realizada hoje em dia do que antigamente – e não sinto nenhuma falta dos brindes
[Reply]
Bem gurias pelo que li acima estou chocada, perplexa, indignada mas acima de tudo tenho muito orgulho de haver conhecido vocês (pelo blog tá certo ihihih) e saber da seriedade e do comprometimento com as pessoas que o Mão Feita tem!!Sei que escolhi certo onde obter informação perfeita e pelo exemplo que ãs gurias passam !Quero registrar que eu Regina, uma senhora de 49 anos, que acabou de sair de uma doença séria q foi um câncer , encontrou aqui forças pra continuar lutando pela sua vida e mais , teve força para criar sozinha seu próprio Bloguinho, há pouquíssimo tempo e de se espelhar na verdade que é a base de tudo e o princípio para tudo nesta vida !!Parabéns gente , de coração é por isto que o Mão Feita sempre será o Primeiro , pela sua humildade e dignidade, valores que devem ser seguidos por todos !!!Grande abraço meninas acho q me enpolguei !bjus e obrigado por tudo !!!!
[Reply]
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 1:36 pm
acho que chorei.
e olha que nem sou da equipe do blog.
fico imaginando as meninas chorando ao lerem seu comentário, Regina.
pois já deu pra perceber em outras ocasiões que são esses momentos os que trazem mais realização pra elas.
=**
[Reply]
Concordo com absolutamente tudo que foi dito no post! Blog, antes de mais nada sempre ter que ser uma diversão séria. Afinal é a a integridade do dono do blog que está em jogo e como na vida o caráter é algo muito importante. Com tudo isso que foi descrito se faz ainda mais importante a união de blogs sérios excluindo essa galera que só sabe pedir e fazer escândalo porque não ganhou nada. Com essa união as marcas saberão que é serio e quem não é.
[Reply]
Bem, eu na realidade nunca tinha visto esse blog por ser de esmaltes,beleza e glamour. Achei muito legal, e tb concordo com vocês.
Criei meu blog “Nos Passos da Maturidade” vai fazer um ano, pensando em colocar as pessoas em contato com a realidade dos acontecimentos, de repente houve algumas pessoas que me perguntaram porque eu não pedia “brindes” para sortear. Deixei-me levar, fiz alguns sorteios, até que um dia me dei conta que não era isso que queria.
Agora além de batalhar pelas Mulheres Maduras, ainda vou ter que batalhar pela seriedade de ser Blogueiro.
Tem muitas meninas mesmo querendo fama e notoriedade por ser blogueiras e isso é passageiro, porém os blogs sérios podem ser maculados com isso.
Parabéns pelo desabafo de vocês e a partir de hoje vou olhar mais esse blog, apesar de não ser o meu tema favorito.
bjs blogueiras profissionais.
[Reply]
Olá! Cheguei por acaso até esse post e preciso dizer q vcs “mataram a pau”, por assim dizer, sobre esse assunto. Parece q virou febre ter um blog de moda e ficar mastigando muitas vezes o mesmo assunto. Acho chato vc entrar em 10 blogs num dia e ver o mesmíssimo assunto em todos e muitas vezes sem a mínima criatividade >.< E esse lance dos brindes, olha, eu nem sabia q existia isso! Meu blog é estritamente pessoal, falo sobre mim e meu dia a dia, não faço propaganda e estou bem feliz do jeito q estou. Brinde por direito, essa é muito boa!
Parabens pelo post super bem escrito e pelo blog no geral, muito bom!
Linda semana pra vcs =*
[Reply]
É incrivel a falta de senso das pessoas, eu não me conformo com atitudes como essa. É interessante que lendo o Blog de vocês eu consigo fazer prospecções de clientes onde trabalho, pois al[ém de me deliciar com as dicas e novidades, olho as marcar e desenvolvo o cliente a partir das dicas de vocês, pois sou coordenadora de vendas de uma empresa de meio-ambiente e a partir de dicas de novas empresas de esmaltes procuro encontrar novos clientes. O trabalho de vocês é muito importante, e espero que essas “falsas blogueiras” aprendam com o que estão fazendo. Bjs e muito sucesso
[Reply]
Poxa, q coisa!!
Eu fiquei aqui, morta de inveja de todas que conseguiram ir na feira, mas, pelo simples fato de que eu queria muito ter ido!!! Iria de ”bolso” aberto!! rs….
Sabe, eu criei um blog tbm, sobre unhas e tendencias tbm…mas, fiz isso pq, graças a blogs como o MF e um tpc de uma comu do orkut, eu comecei a cuidar de minhas unhas (sempre gostei, mas, nunca achei q fosse capaz de cuidar e tal), voltei com um vicio antigo em comprar esmaltes e eu msm passei a fazer minhas unhas!
Devido essa evolução e, isso me trouxe tbm uma proximidade com minha afilhada, q tbm curte fazer as unhas e tem aprendido a cuidar.. ai pensei em montar o blog para dividir isso e mostrar q todo mundo pode! E, sabe o q vejo? Q meu blog só seria comentado e tal se eu desse brindes, sorteios e etc.. isso me entristesse um pouco, já q, eu gostaria apenas de comentarios das pessoas, sobre as coisas q mostrie e q achei legal…
Sei q esse meu post tá meio confuso mas…
Posso citar seu post no meu blog? Eu gostei pela força q vcs tiveram em fazer esse “desabafo” indignado.
Sei q isso não afetará vcs em nada, pois são serias e sabem o q fazem…beijos meninas e parabéns pela sinceridade e clareza de fatos…
[Reply]
Giovana Reply:
September 1st, 2010 at 9:38 am
Coloquei no meu blog tá…citei vcs direitinho…bjus..
[Reply]
Bom.. fato lamentavel mesmo.
A tal da Maria então nem se fale.. mas acho que ja colocaram ela no ‘devido lugar’.
Infelizmente quando acontecem coisas assim, ha uma generalização; trabalhos sérios, acabam sendo prejudicados por meia duzia de maças podres do cesto. O bom é que quem conhece vocês e o blog sabe da qualidade, carinho e atenção que dispensam para poder passar a nós, meras leitoras (e, CONSUMIDORAS), informação, tendencias, modinhas, cores (muitos azuis e amarelos, ADOROOOOO).
Leio varios blogs sobre esmaltes, incluindo este, e sou mais uma a dizer que graças a blogs como este, que eu tenho ‘acesso’ facil e divertido ao que procuro. Marcas como DOTE, BU, La POgee, etc., passaram a ter preferencia na minha listinha, ja que aqui no interior, nao tenho acesso facil aos importados.
Se eu entrar la no site da empresa, o maximo que vou conseguir, é a foto geralmente photoshopada de um vidrinho. Aqui eu vejo unhas, comparações, opinioes, enfim..
Obrigada blogueiras!
[Reply]
Olá meninas!
Confesso que sou nova no vicio e conheço o MF e os outros blogs ha pouco tempo. Há uns 3 anos atrás (acho) teve uma feira dessa aqui onde moro, tinha vaaaaarias meninas caçadoras de brindes, mas nao sei se eram blogueiras ou non, por isso acho q essa atitude denigre nao soh a img dos blogs cm o do local em si (deve ser por isso q nunca mais teve feira aki hahahahahahah’).
É triste ver as pessoas mendigando as coisinhas de graça e reclamando se non conseguem. Mas será possivel que non enxergam que nenhuma empresa tem obrigação de dar nada? –’ mtas se mantem pela qualidade e fidelidade das consumidoras. Assim cmo nos blogs (conscientes), cm ja vi q eh aki no MF, se mantem pela qualidade e pela forma ética que tratam o assunto e as leitoras, sem ter de pedir comentario ou qqr coisa do tipo. Nós visitamos aki e comentamos, simplesmente pelo simples fato de gostarmos de estar aki! o MF já faz parte do meu dia-a-dia, entro varias vezes pra ler post novo, ver os coments e tdo mais. acho mt legal a iniciativa de vcs e saibam que (as vezes sem imaginar) vcs mudam a vida de mtas meninas(tenho ctza disso).
enton eh isso aí, parabens pelo post, e por sempre estarem cm a gente!
Bjus ^^ ;*
[Reply]
Vergonhoso…
[Reply]
Pois eu acho que vocês teriam que ganhar mesmo, pois querendo ou não é propaganda que se faz para os esmaltes. E nós, que somos viciadas em esmaltes ficamos sempre por dentro das novidades. Quem é que não vê uma novidade aqui e corre pra comprar??? Vocês são o MÁXIMO!!!!! Sucesso sempre!!!! Bjsss!!!!
[Reply]
Bom dia Meninas,
Bom só agora pude voltar a minha rotina normal pois fui estalada pra ficar na feira ate ontem e devo deixar minha TOTAL MANIFESTAÇÃO de APOIO ao Mão Feita…
Um blog no qual respeito admiro e leio todos os dias!
Estou realmente frustada e triste com tamanha falta de consideração de algumas pessoas que passaram por meu stande…Fui por diversas vezes surpreendidas por pessoas que mesmo com crachá de identificação de outros setores se passavam por bloguera(o)…
Ira fiquei MUITO mais MUITO aliviada vendo este post e os do twitter… Juro dondocas sigo vocês a tanto tempo que pra mim a feira ia ser uma oportunidade de conhecer mais de perto cada uma de vocês fiquei esperando ansiosa pela visita de vocês e conheci HEEEEEee /…
Mas enfim hj faço parte do mkt de uma empresa de cosméticos que por motivos éticos não vou mencionar aqui, mais quero deixar claro que MARQUEI cada rosto que passou por mim me pedindo ‘brinde’(meninas tive que brigar com uma menina que jurava que era a Camies terrível =s)… Como responsável pela distribuição dos préss-kit e release das blogueiras na feira fiquei cerca de uns 5 mêses entrando em blogues pegando dados e conferindo atualizaçãoes o foi o que me SALVOU…
Mas o que quero tbm acrescentar a este post o quanto é serio o que algumas pessoas estavam fazendo na feira, não só por atrapalhar e prejudicar o trabalho das blogueiras como as dondocas que sabemos que SUARAM para estar onde estão, mas tbm por prejudicarem profissionais como eu que estiveram a trabalho na feira e que temos que ate o fim desta semana mostrar resultados com a distribuição dos kits, pq assim como posts acima infelizmente a pessoas que não credibilizam a importância do trabalho dos blogues para as marcas e briguei tanto por isso e as pessoas simplesmente destruíram td um trabalho por simplesmente querem algo que NINGUÉM tem obrigação de dar…
Enfim Dondocas quero dizer que realmente admiro o trabalho aqui realizado e que estarei disposta sempre a brigar contra pessoas que não dão o valor a td isso que vocês nós proporcionam!!!
BjoO0′s
=*
[Reply]
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 2:20 pm
é interessante ter a visão de quem está do outro lado, né!
eu não sou blogueira. já fui, deixei de ser, quero ser de novo, mas tipo… eu não me imagino fazendo disso um negócio. blogar pra mim, como pra muitas meninas, é faze3r parte do mundo, fazer a diferença pra alguém ou pelo menos pra si mesma quando desabafamos ou escrevemos sobre algo que nos é importante.
enfim, eu ia colocar td num comment só, mas eu me empolguei com o seu aqui.
eu ganhei um convite pra ir à Beauty Fair porque a empresa que me deu o convite apoia um encontro que ajudo a organizar e fizemos amizade. Toda a galera sabe que eu amo esmalte, make e afins e DUAS HORAS ANTES de fechar a lista de blogueiras convidadas para uma ação, pessoas com quem tinham entrado em contato há no mínimo uma semana, me perguntaram se eu queria ir. Sabe, eles realmente privilegiaram as blogueiras por conta de tudo o que já foi falado.
Eu, óbvio, respondi na mesma hora com os meus dados confirmando a minha presença!
Quando estava lá, vi várias blogueiras reclamando que seus nomes não estavam na lista da ação. Gente, se até eu soube que tinha prazo pra responder (pois precisavam enviar nome e CPF pra organização DA FEIRA com tantos dias de antecedência ou não rolava a entrada de cortesia), como essas blogueiras que perderam o prazo não entenderam isso?
Vi que, educadamente, a responsável pela ação tentou explicar que elas estavam mais que convidadas para entrar na ação e experimentar os lançamentos, mas que infelizmente não receberiam a sacolinha de brindes.
Quem trabalhou lá, como a Carolinna, sentiu isso. Eu vi no rosto da menina que ela queria dar brindes pra todo mundo, mas come on… todo mundo pode imaginar que as sacolinhas de brindes estavam contadas, com quantidade limitada e elas foram disponibilizadas para as blogueiras que confirmaram a ida dentro do prazo e isso permitiu que a organização do setor responsável cuidasse disso.
———-
Outra coisa que aconteceu:
Algumas blogueiras estavam reclamando que a “MARCA X” de esmaltes enviou a cada uma uma mensagem individual via email convidando para passar no estande da marca na BF e conferir a nova coleção, mas que quando chegaram lá era apenas pra VER a tal coleção mesmo. Que não fizeram nada, absolutamente nada. Nem um coquetel, nem uma ação, nem tinha brindes, nem um lanchinnho sequer.
Ora, é assim que TEM que ser? Se a marcar mandou o convite especial para cada uma das blogueiras, a gente vê que a marca quer ser atenciosa, não é? Estou errada? As vezes a marca não podia planejar uma ação ou nada demais, mas eles se preocuparam em convidar a cada blogueira, em mostrar que estão ali e reconhecem sua existência e apreciam seu trabalho. Pelo menos eu penso assim;
—–
Mais um fato.
Eu conheço a Keks de quando ralávamos muito no Island Star (ehehe reggaeton!) e estava toda feliz de poder vê-la, mas sabia que ela estaria ocupada em vários momentos. Também conhecia uma carioca da organização de uma empresa, mas sabia q ela estaria trabalhando.
Queria mais tempo com elas sim, mas o que pensei?
Ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, blogueiras ou não, que tivessem os mesmos interesses.
Estava aguardando num estande e fiquei perto de uma blogueira que conheci no Rio. E percebi que o mundo das blogueiras é fechadíssimo. Na boa, eu reconheci várias blogueiras ali, mas eu não sou de ficar babando a pessoa sem nem ao menos conhecê-la e saber se ela é humilde e sincera e se vale a pena “babá-la”, então estava ali e parei para observar.
É claro que nesse mundo todas resolveram me perguntar de qual blog eu era…até aí, normal.rs
E eu dizia que não escrevo em blog. Que leio, conheço, participo como posso, mas não sou blogueira.
Algumas falavam mais 2 palavras e viravam as costas, outras somente viraram as costas sem nem responder e umas 2 eu posso jurar que fizeram cara de nojo pra mim.rs
Naquele momento uma delas, apenas UMA foi um amorzinho e ficou batendo papo comigo, descobriu o q faço da vida, trocou emails, me elogiou, me conheceu de vardade, sabe.
E enquanto isso não pude deixar de ouvir algumas coisas que as outras blogueiras falavam.
Ouvi coisas que são reais e com as quais concordo, mas ouvi coisas que me assustaram.
Blogueiras renomadas, com bogs ótimos que eu costumava adorar, mas que deletei do meu reader quando vi o tipo de pessoa que são.
Dente as coisas que ouvi estavam “as empresas precisam entender e aceitar e mostrar mais respeito e vontade de nos ajudar que nós, blogueiras, também somos imprensa!” e até aí eu estava super de acordo com alguns pontos de vista até que alguém contestou dizendo que “sim, mas vc tem que entender que tem muita gente oportunista e em eventos grandes como esse as marcas precisam decidir se querem fazer algo pra TODO MUNDO, pra ninguém ou se vão limitar a blogueiras… e a quais blogueiras e porquê… e isso é difícil de acertar as vezes.”
Daí a mesma blogueira que eu sempre lia e que lançou a opinião de “blogueiras também são imprensa”, me deixou com uma sensação terrível de quem acaba de levar um soco no estômago. Ela disse “não é difícil não porque apesar de serem muitas blogueiras no país, são poucas as que são importantes de verdade como a gente. eles precisam abrir backstage, dar brindes e lamber os nossos pés porque nós somos boas de verdade e dedicamos a nossa vida a isso.”
Ok, minhas transcrições podem não ter sido 100% precisas, mas muitas das palavras dessa blogueira foram bem assim. E eu fiquei tão desapontada.
Digo, o que faz uma blogueira ser melhor que a outra?
Ok, tem blogs mais lidos, mais visitados, com um page rank melhor, mas como definir “as que são importantes de verdade”?
Essa menina estava revoltada justamente pq a MARCA X não estava dando a coleção completa de brinde para as blogueiras “do nível dela”.
Depois eu passei no estande da MARCA X e vi uma funcionária da marca na feira pedindo desculpas a algumas blogueiras e dando uns kits com cara de improviso com 2 ou 3 esmaltes e penso se isso foi porque resolveram que queriam agradar as blogueiras ou se foi porque as bblogueiras resolveram que queriam ser agradadas.
Essa questão se meninas saindo “levando por engano” vidros de esmalte em exposição me deixa indignadíssima, mas a postura de algumas blogueiras me é igualmente terrível e impensável.
ainnnn desabafoooo =~~~
tem mais desabafo, mas nem sei se chego a botar pra fora aqui.rs
só to feliz por poder colocar pra fora em algum lugar.
eu amo o MF e amo ooutros blogs e vejo que tem muita blogueira boa, com sucesso e de confiança que merece a minha admiração, mas essa feira foi um soco no estômago e vários níveis e eu achei que, com esse post indignado, eu também poderia dividir minha péssima expriência e alguém talvez compartilhe do meu sentimento.
é nessas horas que a gente mais se ajuda porque desabafar já alivia demás! =P
=**
[Reply]
Fefah Reply:
August 31st, 2010 at 3:29 pm
Nossa…li isso e pensei: welcom to a real world, Fernanda.
putz…
[Reply]
Fefah Reply:
August 31st, 2010 at 3:29 pm
sorry: welcome – é o choque.
shine Reply:
August 31st, 2010 at 4:11 pm
Falou tudo Bárbara! Tem gente boa, mas tem muita superstar por aí! Tem gente decente e gente vendendo a alma sabe-se lá por quanto! Recomendo o post sobre o publicidade em blogs do de chanel na laje que me fez acordar pra esse mundo bloguístico!
[Reply]
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 10:56 pm
Fiquei com medo agora… Se algum dia me chamarem pra ir a alguma dessas coisas eu tô fora! Nunca tem nada no RJ, mas se tiver, não contem comigo! Cruzes! Gente assim estou querendo distância.
[Reply]
Gente!!! Que coisa feia… é fim de mundo mesmo!!! E vcs sabem qual a palavra define tudo de pavoroso q aconteceu na feira??? INCOMPETENCIA… das moçoilas q “por engano” se fizeram passar POR blogueiras, pq elas não tem competencia para SER uma blogueira… é mais fácil subir através da escada do vizinho q já está pronta, ao invéz de contruir a sua!!!
Incompetencia e Inveja da braba mesmo.
Mas meninas, levantem a cabeça e deem a volta por cima, pq o caminho está trilhado e florido.
[Reply]
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 2:31 pm
Cris, eu concordo.
acho que quem precisa se passar por blogueira está investindo sua energia no lugar errado… em vez de virar blogueira e contruir um blog competente e de confiança sim.
Mas eu tb vejo outro lado… também acho que algumas blogueiras têm influência nesse tipo de comportamento.
Se essas pessoas sem noção se passam por blogueiras pra exigir as coisas é porque elas reparam que existe por aí blogueira que mostra pra todos que pode mais só por ser blogueira.
admiro muito as blogueiras e o trabalho q fazem, mas tem umas que entraram nisso já na onda de querer ter privilégios, né… é triste. =//
Eu não sou blogueira. E a esse ponto/nível de querer fama, sucesso, etc eu nem pretendo nem nunca sonhei em ser.
Eu adoro blogar, mas se vc me perguntar, pessoalmente ainda gosto daquela coisa de antigamente de usar o blog meio que como um diário e de ser meio que anônima, sabe… funciona pra mim e pra minha finalidade.rs
Afinal, o que seria de nós se todas quisessem reconhecimento? Tem que ter gente tipo eu que reconhece e aplaude tb… não só quem queira ser aplaudida.rs
beijoss!!
[Reply]
Fefah Reply:
August 31st, 2010 at 3:30 pm
Nossa, verdade. Gosto daquelas coisas tipo caseiras…ahaha
[Reply]
Já deixem um coments enorme em resposta lá em cima, mas quero dar a minha opinião sobre o tema abordado nest post.
-Às blogueiras sangue-suga de plantão: vamos criar vergonha na cara, q feio ficar pedindo brinde, e ainda dando piti! Tsc, Tsc! Assim vcs sujam a imagem de vcs e de tdas as meninas q estão ralando aí a tantos anos!!!
Eu ia cubrir a feira pra 2 amigas blogueiras, ‘cubrir’ somente, tirar fotos e conferir os lançamentos e não ficar ‘esmolando’ um vidrinho de esmalte!!!
Afinal é ‘BeautyFair’ e não ‘CharityFair’(feira de caridade)!!!!
BJks meninas do MF!!!
[Reply]
Cadê o orgulho de ser brasileiro nessas horas? Tá, parei.
Mas é que não resisto a uma cutucada desse nível quando brasileiro resolve mostrar seu jeitinho.
A tristeza em tudo é ver não apenas este blog, mas outros tão bons quanto, terem a reputação manchada e aí, não poderão mais transmitirem tanta informação quanto transmitem hoje.
Dondocas, espero que vocês estejam bem e que o blog não tenha sido abalado ou sabe-se-lá se não haverão farpas, mas sejam fortes ♥ Isso vai acontecer amanhã e mês que vem e bem provável a cena repetir no ano que vem, só que eu acredito no trabalho de vocês e algumas empresas (gandes ou não, não importa) também acreditam. Não há o que fazer nessa situação, mas saibam que sou profundamente agradecida pelo trabalho de vocês ♥ A cada dondoca que contribui aqui, obrigada por tudo ;* quero ver as fotos de outros lançamentos e saber quais vidrinhos eu -ALOK- irei comprar com o dinheiro do meu trabalho (e irei discutir com o MARIDÃO que tipo assim, já está chegando no limite de dizer: ou ele ou os esmaltes 8DDDD)
[Reply]
Viva!!! Hj é o Dia do Blog! Parabéns a vcs!!!
[Reply]
Barbara Mendes Reply:
August 31st, 2010 at 2:32 pm
ahhh éééé!!! parabéééééns!!!!! =****
[Reply]
Tenho um blog novo, mas tenho seriedade no que faço, pq é com carinho, e á cada dia conquisto mais confiança de leitoras e etc.
Poxa já é dificil ser tratada com seriedade nesse mundo e ainda mais depois dessas coisas que aconteçerão estamos FERRADAS.
Meu blog é independente Tb não peço nada á ninguem, ao contrário, devido á minha seriedade e transparencia as parcerias quem vem até mim graças á DEUS.
Sabe eu tava vendo que 70 entre 100 blogs que estão aqui circulando na net realmente, as glogueiras ficam pedindo brinde e amostrinhas só isso.
Infelismente não deu para mim ir no evento, acho k ainda bem pq se não estaria revoltada com o acontecimento.
E gente pode ter certeza, nós não ganhamos nada, gastamos um dinheirão com os blogs, recebemos várias portas na cara, mas com o tempo tb recebemos respeito e admiração.
[Reply]
Ahhhh mas não fiquem dizendo tb que toda “mini-blogueira” que nem eu são assim…
Aqui no Sul nem temos essas feiras (infelizmente não com foco e tão pensada no esmalte), mas mesmo assim eu me considero uma blogueira “low level” com orgulho…
O foda mesmo é que não adianta querer “ganhar” brindes, mas merecer. Um dia ainda sonho com o dia de uma caixinha encantada chegando lá em casa com uma coleção xD
Chorarei litros de acetona!
Beijos, gurias.
Seguimos firme e fortes, cada uma no seu molde ;)
Drika – @Wondernails
[Reply]
Quando li sobre isso em outro blog achei isso um absurdo. Como assim essas pessoas chegam pedindo brinde? Não é obrigação das marcas darem brindes a todo mundo que passa no stand. Algumas pessoas ve blogueiras recebendo coisinhas em casa das marcas e acha que se fizer um blog também vai conseguir, e não é bem assim. Sei de vários blogs qe sorteiam entre as leitoras algo que recebeu em casa. E pessoas desse tipo vai na Beauty Fair pra pedir brinde e se nao receber ROUBAR os esmaltes que estão sendo mostrados? As pessoas estão roubando até algo de 2 reais? Pela amor de Deus, poderiam ter um pouquinho se senso não é mesmo? Por que raios você vai roubar? Esses esmaltes vão estar logo logo em várias perfumarias e farmacias, ou até mesmo você pode receber da marca talvez. Você precisa disso? Não precisa. Se continuar desse jeito as marcas não iram nem mandar mais brindes para as blogueiras por causa de gente desse tipo.
[Reply]
Que bagunça tudo isso. ok, todo mundo gosta de ganhar brinde, mas ninguem precisa dar aloka do brinde. Calma lá né? Me assustie na feira com o pessoal berrando, se empurrando pra ganhar alguns brindes…
Fiquei muito envergonhada com toda essa história. blogueria querendo ser tratada como diva, marcas traumatizada com algumas e tratando mal todo mundo, falta de informação de empresas..nossa..uma completa confusão.
O que eu quero dizer é que as pessoas sabem quais são os blogs que são sérios sendo ele grande ou pequeno e nós leitoras da mf sabemos que vcs sao super competentes! e lamento muito tudo que aconteceu com vcs. Vamos torcer para esse povo louco por alguma coisa na cabeça vazia e parar de mendigar.
Beijos!
[Reply]
Credo… Que coisa horrível, mas diante de tanta coisa que vemos, é bem de se imaginar que as pessoas cheguem a esse nível…
Se passar pelo que não é e o que é pior, manchar a imagem de um trabalho tão sério e bonito como o de vocês… O mais triste é saber que uma pessoa dessa não vai ter o trabalho que vocês têm de apresentar o produto, fazer comparações, swatches… Caraca, imagino que raiva deve dar…
Mas vocês já estão em outro patamar…. kkkkk….
O blog é lindo, maravilhoso, não deixo de ler nem um dia sequer, porque confio no que vocês dizem, quando vocês apresentam uma marca, criticam ou elogiam, eu confio!
Adoraria ter mais tempo para usar todos os meus esmaltes, que talvez perto de vocês deve ser bem pouquinho (hj tenho 250…) Tenho um bebezinho alérgico ao cheiro, então, é complicado…
Mas admiro demais o trabalho!!!!!
Parabéns!
[Reply]
Direi aqui o mesmo que disse no Trendy Twins, porque leio o Mão feita há um tempão:
Considero que atualmente existem duas categorias distintas: os BLOGUEIROS E OS EDITORES DE BLOG.
Essa diferença fica clara na linha editorial de cada tipo, na abordagem, no modo de escrever e de como trata o seu blog e quer que este seja visto.
A partir do momento que entendi essa diferença, consegui administrar muito melhor o que vem a ser o meu blog e o que eu pretendo com ele. Por isso, me considero EDITORA DE BLOG.
Porque vou atrás do tópico relevante para as minhas leitoras, não me deixo ofuscar pela beleza dos brindes e não promovo marcas ou segmentos que não tenham a ver comigo ou meu público, da mesma maneira que não publico releases enviados por marcas.
Se está no Dazzleblog é porque eu (ou alguém em que confio), avaliza.
Mas também acredito que o erro está no excesso de convites distribuídos a torto e a direito.
Popularizou demais a coisa e a proporção foi fora do controle.
Caras-de-pau tem em todo lugar. Acho uma pena gente séria ter sido prejudicada por isso.
Mas fica a lição para os organizadores e marcas.
Bjs
[Reply]
Tsc tsc tsc…
Affff essas pessoas que se passaram por “blogueiras” e as ” mãos leves” devem estar passando fome para mendigarem os brindes.
Aposto que venderão para comprar o que comer.Só pode ser isso!
É vergonhoso saber que fizeram algo desse nível.
Querer brindes e esmaltes quem não quer?(euuu adoro)
Mas é lógico que tem que ser de uma maneira correta e não com falta de caráter como essas “zinhas” fizeram para conseguir.
Mais uma coisa,vocês e outras blogueiras sérias que são,deverião ganhar muitossssssssss produtos sim!Ter bastante parceria.
Pois através de vocês que eu e MUITAS meninas ficamos conhecendo as marcas do lado b,c ,d…. até o Z ,produtinhos etc etc etc!
E vamos atrás gastar nosso rico e suado dinheiro para alimentar nosso vício(que é uma delícia!!!rsrsrsrsr) não é?
E por fim eles lucram não?
E todos ficam felizes! (na maioria das vezes)
Aproveitando o comentário que estou postando,vou citar uma de várias coisas que estou vendo muito acontecer na net e estou ficando possessa da vida(mesmo não tendo muito a ver).
Vejo nos comentários de vários blogs, gente que tem blog e começa a fazer propaganda do mesmo.
Exemplo:Ai amei esse esmalte!Entre no meu blog :www.SOU UMASEMNOCAO.blogger.com é fácil divulgar entrando nos blogs dos outros né????
Até vi gente divulgando e nem para deixar um comentário para disfarçar!!!!!
Afff pronto tc !
Beijos a todas!
[Reply]
Nossa, que horror. Meu blog tem pouco tempo, mas como vocês, busco manter uma postura de respeito quando vou a eventos (não fui a muitos). Uso o meu blog como “diário”, uma amiga que posso desabafar, coloco o que gosto de ver…..enfim, busco a cada dia uma inspiração nos blogs de respeito para me espelhar e seguir com um trabalho digno. Adoro as dicas, entrevistas que dão…..enfim, sigo com admiração todas vocês TOPS de LINHA. Obrigada por existirem. Atenciosamente, Elaine
[Reply]
Acho vergonhoso uma pessoa que se diz assessora de imprensa/comunicação ficar desmerecendo as leitoras dos blogs. Todos os tipos de pessoa leem blogs, desde aquelas que “… entram neste espaço procurando pelas novidades em esmaltes azuis e amarelos e não os novos rumos da comunicação”, como diz a dignissima Maria, como aquelas interessadas em novas mídias, em aprender a montar seu blog, etc, etc. E qual é o problema disso? Nenhum! Os blogs e a própria internet em si está aí para isso, para atender as necessidades de cada pessoa.
Isso não tem nada a ver com pessoas que usam seus blogs (e o nome de outros também) para tirar proveito ou para ganhar brindezinhos.
Eu trabalho diretamente no congresso de manicures da Beauty Fair e vi cenas horríveis na porta do nosso evento, como mulheres que nem eram manicures entrando na fila duas vezes para pegar os kits que distribuímos para as profissionais. É um negócio horroroso!
Infelizmente, gente mau caráter tem pra todo lado. Não é um mal que ataca somente os blogs. Mas é um mal que vem prejudicando meninas sérias como vocês e tantas outras que leio e acompanho.
Eu também tenho meus blogs e fico passada com tudo isso!
A solução, como muitas de vocês já falaram, são as marcas terem um trabalhinho maior, como a Speciallita, conhecendo melhor os blogs, entrando em contato, verificando o trabalho e não simplesmente vetar blogueira, escorraçar ou qualquer coisa parecida! Não dá simplesmente para por todo mundo na mesma panela!
Parabéns pelo post! Bjs
Cris
[Reply]
Ira Reply:
August 31st, 2010 at 11:03 pm
Oi Cris,
Que triste o seu relato. Quer dizer que aconteceu isso tb com as manicures?
Gente, para ir em um evento e ter que lidar com gente mal educada destratando as pessoas eu prefiro ficar na minha casa. Francamente.
[Reply]
Cris Borges Reply:
September 1st, 2010 at 10:05 am
Pois é, Ira! Aconteceu e era gente que nem era manicure… A gente tem um carinho enorme em montar o congresso para essas profissionais e vem gente mau caráter fazer esse tipo de coisa. Claro que todo mundo gosta de ganhar coisas, eu amo! Mas tem um limite. Infelizmente, tem gente que não conhece essa palavra!
[Reply]
Bom, mto já foi falado a respeito… mas eu precisava deixar registrado o meu apoio total a vcs, que fazem um trabalho maravilhoso e não mereciam ter q lidar com isso.
O Mão Feita foi o primeiro blog da área q eu conheci, q acabou abrindo portas para os outros blogs, flickr… enfim, foi aqui q aprendi a cuidar das minhas unhas. É graças a vcs q hoje sou uma ex-roedora e não preciso mais esconder as mãos.
Só queria dizer q vcs moram no meu coração,tenho um enorme carinho por todas, eu sempre as apoiarei.
Um bjo grande!!
[Reply]
Ira Reply:
August 31st, 2010 at 11:01 pm
Eleniceeeee,
que depoimento lindo!!!
É por isso que estamos aqui, para tentar levar alguma coisa boa para a vida de alguém. Msm que seja estimulando a deixar de roer unha, ou ensinando a se cuidar, ou a vencer algum preconceito.
Obrigada pelo apoio!
bjs,
[Reply]
Ira fiquei indignada por todas as blogueiras queridas.
Imagino o trabalho que dá para todas as blogueiras de verdade manterem seus blogs atualizados e ter um público assíduo e satisfeito.
Só estou escrevendo para dar um recado à essas marcas que como vc disse não levam a sério esse trabalho profissional!
Eu não assisto TV e não leio revistas nem levo muito a sério as propagandas em geral.
Ultimamente tudo que eu vou comprar, digo exatamente tudo! Pode ser até um biscoito. Shampoo, esmalte, pincel, maquiagem, roupas, bolsas, whatever, eu olho no google e vou de blog em blog, perguntando, lendo e me informando.
Hoje eu pinto as unhas até duas, três vezes por semana, antes eu pintava quando dava na telha.
Tenho coleção de esmaltes agora e vivo antenada nas novidades graças aos blogs como o mão feita.
Já deixei de comprar mta coisa pq os blogs não indicam, além disso, já comprei muita coisa por influência do mundo dos blogs.
Por isso, acho que se uma empresa trata mal ou não respeita esse trabalho vai estar queimando sua imagem como milhares de consumidores em potencial. Desta forma, essas marcas deveriam estar de olho na opinião dos donos de blogs e acompanhar a sua imagem cuidadosamente pela internet.
Desculpem pelo longo comentário, mas quis passar toda a minha mensagem ^^
[Reply]
Ira Reply:
August 31st, 2010 at 11:00 pm
Oi Lidiany,
Vc não tem idéia como esse depoimento é importante na hora de conversarmos com as marcas, viu?
Obrigada pelo apoio!
bjs,
[Reply]
Paula Caldas Reply:
August 31st, 2010 at 11:11 pm
Lidiany, eu até o final do ano passado roínha unha!! Ahahahah!! Hoje tenho, por volta de uns 200 esmaltes! Tem noção do que é isso e do quanto as meninas do Mão feita, do 9ml, do LPE e do Nosso Vício me estimularam a isso? A cuidar mais de mim?
Sem contar que como professora, lido com adolescentes e crianças quase todo dia e elas sempre perguntam qual é o meu esmalte, onde eu li sobre determinada coleção, o que vai ser tendência…
Consegue imaginar a capacidade de alcance dessas dondocas? É muita coisa!!!!
[Reply]
parabéns pra vcs pessoal do mão feita pode contar com o meu apoio!!!
Sinto mto q uma coisa assim aconteceu no Beauty fair em um tempo q deveria ser divertido!!!
[Reply]
Ira Reply:
August 31st, 2010 at 10:59 pm
Obrigada pelo apoio, Rebekah!
bjs,
[Reply]
Eu leio vários blogs sobre unhas,mas não gosto de escrever neles,masg ente pra quê esse negócio de Aliança do Esmalte? Eu sempre achei legal visitar os vários blogs diferentes,até mesmo,vocês indicam na listagem à direita,mas depois desse negócio de aliança parece uma mini globalização,um mini corpotativismo.
Desculpe falar minha opinião sobre o assunto,mas tem blog que não gosto,enfim tenho o direito como todo mundo,e derepente parece que tá tudo padronizado,opiniões,swatches,marcas,visitantes…e com isso surgirá mesmo pessoas tentando tirar vantagem em reuniões e feiras de beleza,porque está meio que detonando os aspirantes blogs pequenos da vida.
Sinceramente(digo isso na paz Ok)agora fico procurando blogs que não fazem parte dessa aliança para encontrar coisas diferentes, opiniões diferentes e tal,mas meus preferidos continuam sendo Unha Bonita e Mão Feita.
Obrigada bjs e paz p/ tds!
[Reply]
Ira Reply:
August 31st, 2010 at 10:58 pm
Paola,
Entendo o que você quis dizer, mas o conceito que você trás da Aliança do Esmalte está errado.
A Aliança do Esmalte é o nome de um EVENTO promovido por blogs de esmaltes. Foram 4, seriam 5 e poderão ser mais que isso. Ou seja, a panelinha é criada por quem não entende essa diferença.
Espero ter explicado e esclarecido isso.
bjs,
[Reply]
Paola Reply:
September 16th, 2010 at 7:12 pm
Oi Ira,você é muito fofa e educada,tem blog que leio os comentários de algumas garotas tentando tirar uma dúvida ou escreve uma opinião,mas recebem cada “coice”.
Obrigada
Bjs!
[Reply]