Tudo o que você sempre quis saber sobre unhas em gel e não tinha para quem perguntar

18 Mar

Unhas postiças, de porcelana e até de silicone já eram nossas aliadas já a algum tempo nas horas de sufoco onde você quer arrasar e acaba quebrando uma ou outra unha.

Mais que isso, são recursos que ajudam principalmente as mocinhas que costumam roer unha ou tem problema de unhas fracas e quebradiças.

E desde o ano passado que temos mais um integrante nesse universo: as unhas de gel ou acrigel.

A primeira vez que vi uma unha dessas ao vivo foi com a minha ex-cunhada e, pela descrição, dá para perceber que não achei uma boa idéia. Porém, para quem não tem problema com crescimento da unha e não hesita em meter o alicate quando enjoa das unhas compridas, é fácil arrumar defeito no que é a salvação de muitas meninas.

Como as dúvidas ainda são muitas convidamos a Mariana Effting, técnica de Unhas de Gel, para esclarece-las e falar sobre um pouquinho mais sobre o processo, benefícios, cuidados e novidades.

Mariana Effting

Mão Feita: Desde quando você trabalha com unhas de gel?

Mariana: Trabalho exclusivamente com Unhas de Gel e Acrigel há um ano e meio. Aplicando e ensinando a aplicar.

MF: Qual a diferença da unha de gel, de acrigel e de porcelana?

Mariana: São todas técnicas de alongamento de unhas, o que diferencia uma da outra é o material utilizado. A unha de porcelana é mais antiga e conhecida aqui no Brasil. Nessa técnica se usa um líquido e um pó acrílico, o que faz com que a unha fique um pouco “arenosa” e áspera. Mas se a profissional for cuidadosa, consegue fazer uma unha fina e delicada, ideal para usar com esmalte por cima.
Já a Unha de Gel é uma técnica mais moderna que usa de um gel para modelar a unha, que seca em uma cabine de luz ultra violeta. Permite um acabamento mais bonito pois o gel é um material fino e quase transparente. O resultado é uma unha mais lisa e natural, ideal para usar sem esmaltes.
A unha de Acrigel é um tipo de Unha de Gel, onde se usa uma camada de pó acrílico da porcelana entre as camadas de gel, o que ajuda a dar mais resistência à unha.

MF: Quais são os benefícios da unha em gel?

Mariana: O principal benefício é a possibilidade de alongamento da unha, mas com um diferencial de resultar em uma unha com aspecto natural. É ótimo para quem rói as unhas ou tem unhas fracas que quebram antes de ficar no tamanho desejado. É prático para quem quebra uma unha e não deseja cortar as demais, pois pode se aplicar apenas na unha quebrada. O gel ainda pode ser utilizado sobre as unhas, sem fazer alongamento, pra quem já tem unhas compridas, a fim de proteger as unhas do atrito do dia a dia e evitar que quebrem facilmente. O esmalte dura muita mais em cima do gel, em média uns 20 dias.
Mas o benefício que mais gosto, é a possibilidade de fazer a francesinha com gel branco, entre as camadas de gel, onde essa vai durar até a data da manutenção, sem descascar nas pontas como o esmalte faz. Mesmo esmaltando, após retirar com removedor, a francesinha estará em baixo intacta. Ou seja, unhas lindas sempre.

MF: Como é o processo de aplicação de unha em gel?

Mariana: As unhas são higienizadas e preparadas e aplicam-se as extensões quando é o caso de fazer o alongamento. Para esse fim também poderá ser utilizado um molde, esculpindo e alongando uma a uma, mas eu particularmente quase não me utilizo desse método. As extensões são lixadas e niveladas e depois aplica-se um primer de gel, para que o gel fixe bem nas unhas. Depois as camadas de gel são aplicadas cuidadosamente com um pincel, entre uma camada e outra as mãos ficam alguns minutos dentro da cabine de luz ultra violeta para a secagem do gel. A quantidade de camadas depende da marca e método que a profissional usa. Geralmente antes da última camada para dar brilho, as unhas são lixadas para retirar ondulações e para dar o formato certo.

Processo de secagem

MF: Quanto tempo demora a aplicação? Quanto tempo dura? Quanto custa em média?

Mariana: Bom isso depende muito do material utilizado e da experiência da profissional, no geral podem levar até duas horas para serem aplicadas, duram em média 15 dias, devendo fazer a manutenção nesse prazo e o custo varia de R$80,00 até R$250,00.
Mas falo baseada nos materiais que utilizo. No meu caso as unhas duram até dois meses e recomendo fazer a manutenção uma vez por mês. Demoram em média duas horas para serem aplicadas.

MF: E quanto custa a manutenção? Como é o processo de manutenção?

Mariana: Quem coloca a unha de gel para usar apenas por pouco tempo como para um evento por exemplo, não precisa fazer a manutenção, apenas espera cair ou faz a retirada com a profissional que aplicou.
Para quem deseja usar as unhas de gel por mais tempo, é necessário fazer a manutenção. No processo de manutenção, o excesso de gel é lixado e são aplicadas novamente todas as camadas de gel, não é necessário retirar as extensões e reaplicá-las, por isso é mais rápido do que o processo de aplicação. O tempo para manutenção varia de acordo com o produto, podendo ser a cada 15, 25 ou 30 dias. A manutenção geralmente custa aproximadamente 70% do valor da aplicação.

MF: Qual o aspecto final da unha? Pesa na unha? Já vimos algumas que ficam super grossas. Por que acontece?

Mariana: Quando bem feitas, devem ser finas, lisas, no formato das unhas naturais e resistentes. Não deveriam pesar nas unhas ou ficarem grossas. Infelizmente esse é um motivo para a criação de mitos em torno das Unhas de Gel. O acabamento das unhas está diretamente ligado à experiência, cuidado e capricho da profissional que aplica. É um processo praticamente artesanal, onde se cria novas unhas por cima das naturais, por isso, é necessário muito cuidado. Há muita gente que aprende a técnica através DVDs ou apostilas, não é que eu seja contra, mas acho que não é possível de aprender os detalhes mais importantes assim. Por isso que é sempre bom conhecer o trabalho da profissional!

MF: É possível ficar do tamanho que quiser?

Mariana: Sim, as extensões são muito grandes, podendo ser cortadas do tamanho desejado. Também podem ser lixadas em qualquer formato, geralmente as quadradas são as preferidas das clientes.

MF: Existe alguma contra-indicação?

Mariana: Nunca se deve aplicar Unhas de Gel ou qualquer tipo de unhas postiças sobre unhas afetadas por micoses, pois se cria um ambiente favorável para a proliferação dos fungos podendo até levar à queda da unha.
Para quem toma medicamentos como anti-depressivos ou quaisquer que faça liberar toxinas e gorduras através das unhas, não é contra indicado, mas podem durar menos tempo, descolando com facilidade.

MF: Com a unha em gel posso, por exemplo, trocar de esmalte todo dia se eu quiser ou só posso mexer na unha (trocar esmalte ou fazer nail art) com a profissional que fez o trabalho? Uso removedor de esmalte ou tem algum produto especial para isso?

Mariana: Poderá trocar de esmalte sempre que desejar, e se tiver acostumada a retirar ou empurrar as cutículas, também não precisa ser com a profissional que aplicou o gel.
Devemos tomar um certo cuidado com esmaltes vermelhos, que geralmente podem manchar o gel, pois são muito pigmentados. Nesse caso, vai uma dica, aplico sempre uma camada de esmalte com brilho, por exemplo o Lua da Impalla, por baixo e depois a cor vermelha desejada, na maioria dos casos ajuda e não influencia na cor. Para as demais cores, mesmo tons escuros, uma camada de base já é suficiente.
Na minha opinião, removedor de esmalte sem acetona sempre. Além de menos prejudicial à saúde das unhas, há algumas marcas de gel que são retiradas com acetona, por isso o removedor é melhor.

Resultado final

MF: É preciso tomar algum cuidado especial no dia a dia para não estragar a unha?

Mariana: Eu não diria que um cuidado especial, mas é necessário cuidar como se fossem naturais. São coisas simples que ajudam as unhas a durarem mais: evitar bater as unhas em objetos, evitar usar as unhas como ferramentas (para abrir latas, por exemplo), usar luvas quando for mexer em produtos químicos em casa (como água sanitária) e o mais importante, nunca colocar as unhas na boca!! A acidez da saliva pode fazer com que o gel solte na beiradas facilitando a queda. Além disso, para quem rói as unhas, pode cair na tentação de morder pedacinhos do gel até retirar toda a unha.

Mf: O processo enfraquece a unha de alguma forma?

Mariana: O gel é um cosmético desenvolvido para ser aplicado sobre as unhas e nela ficar por muito tempo, na maioria das marcas são hipoalergênicos e dermatologicamente testados e liberados pela ANVISA, por isso não prejudica as unhas.
O gel não deve enfraquecer ou fortalecer as unhas, quando elas crescem, continuam a ser fortes ou fracas como eram. Quando o gel é retirado, pode-se perceber apenas sobre a região onde estava aplicado, que as unhas podem estar um pouco mais finas, devido ao processo de nivelamento da extensão onde as unhas são lixadas. A profissional deve ter o cuidado de lixar apenas superficialmente, mas já vi casos de unhas perfuradas de tanto lixar, por isso, a importância de escolher uma boa profissional para aplicar.

MF: E se eu enjoar da unha? Como faço para remover?

Mariana: Somente a profissional está apta a retirar as unhas de gel com o cuidado necessário. Algumas marcas de gel são removidas com acetona, outras com um produto da marca e algumas não saem com nenhum produto, apenas lixando.
Retirar as unhas em casa, pode prejudicar e enfraquecer as unhas naturais, pois ao arrancar o gel, camadas superficiais das unhas também podem ser acidentalmente retiradas.

MF: E que dicas você dá para a escolha desse profissional?

Mariana: Recebo inúmeras perguntas e queixas sobre fatos ligados a falta de qualidade ou do material ou da aplicação. Muitas clientes reclamam que já aplicaram unhas de gel e não duraram nem uma semana, ou que quando retiraram as unhas estavam muito fracas. Já vi até casos de manicures aplicando porcelana e dizendo que é gel. Por isso acho super importante escolher bem o profissional que vai aplicar as suas unhas postiças, seja Gel, Porcelana, New York, Silicone ou qualquer outro método. As dicas são:
- Pesquise, sempre, procure fazer com alguém que já aplicou em uma amiga ou conhecida, ou peça um álbum de fotos dos seus trabalhos.
- Procure saber se a profissional tem certificado, ou se fez algum curso presencial.
- Fique de olho na higiene da profissional, se utiliza luvas, guarda-pó, se o local é limpo e adequado para esse trabalho.
- Desconfie de aplicações por um preço muito barato, a final o material das melhores marcas custam caro, o que é repassado no custo da aplicação.
- Os produtos de gel não tem cheiro e possuem data de validade como qualquer cosmético, fique de olho, não deixe aplicar produtos sem rótulo.


MF: Como manicure, quais suas dicas para deixar a unha bonita e forte?

Mariana: Acho muito importante sempre hidratar as unhas e cutículas, entre uma aplicação de esmalte e outra, pois tanto o esmalte como a acetona ressecam as unhas, o que ajuda a descamar. Pode ser feito com produtos específicos para as mãos e unhas ou até mesmo óleo mineral (óleo secante). Eu gosto muito do óleo de cutículas da linha de tratamento Night Repare da Risqué, é possível sentir a diferença na primeira aplicação. Acho que ajuda também sempre utilizar uma base de tratamento por baixo do esmalte, já experimentei as da linha de tratamento da Risqué, a base nutritiva com chá verde da Colorama e a niveladora da Avon, são todas ótimas.

MF: Quais são as cores que as clientes mais pedem para você?

Mariana: Na aplicação de unha de gel, a francesinha é a mais pedida, seguida da espanhola branca ou vermelha, fazem muito sucesso. Já para esmaltar por cima, estão super na moda as cores mais chamativas, como o Tomate, Sereia e Espelho da Impala, o Rosa Chiclete da Colorama e o Menta da Risqué.

MF: Empurrar a cutícula ou remover?

Mariana: Na minha opinião empurrar é mais saudável. Por isso recomendo o complexo Mira Cutículas da Avon, é um creme nutritivo e muito hidratante, por isso ajuda a diminuir a quantidade de cutícula, mesmo nos casos de quem tem a cutícula mais grossa. Pra quem é viciada em remover, vale lembrar, hidrate sempre as cutículas e atenção na esterilização de alicates e utilização de materiais descartáveis, pois com as cutículas expostas estará mais suscetível à pegar uma micose de unha.

Ainda tem dúvidas?
Então não deixe de fazer sua pergunta nos comentários que encaminharemos para a Mariana e publicaremos as respostas na próxima semana.

Mas quem quiser, pode conversar diretamentese com ela através do seu site ou pelo telefone (41) 9980.6638.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Linke-nos:


Se você gostou desse post, espalhe ele por aí!
Copie o código abaixo e cole no seu site (Ctrl+C para copiar).
Vai ficar assim: Tudo o que você sempre quis saber sobre unhas em gel e não tinha para quem perguntar

53 Comentários to “Tudo o que você sempre quis saber sobre unhas em gel e não tinha para quem perguntar”

  1. fatima m d s c February 5, 2012 at 1:26 pm #

    Adorei as dicas !! muito bem explicadooo parabens

    [Reply]

  2. ana cristina March 6, 2012 at 5:49 pm #

    oi, gostaria de saber se quem tem alergia a esmalte, inclusive ao esmalte hipoalergenico, pode usar unha de acrigel e se a falta deles na unha de acrigel irá aparecer algum desnível ou mesmo que é alongamento. Gostaria também de saber que produto, como é, o utilizado para fixar o alongamento na unha. E como eu “roo” unhas a pouca unha vai dar “espaço” para o alongamento ser fixado sem sair com facilidade? não pretendo usar as unhas de acrigel cumpridas.. obrigada!

    [Reply]

  3. Camila March 20, 2012 at 3:44 pm #

    Meninas, tem as unhas “tips”, que coloca só na pontinha da unha, assim evita fungos, e que elas fiquem fracas quando forem retirar as unhas acrygel. fica dica ;)

    [Reply]

Deixe um comentário